REFORMA ORTOGRÁFICA: Estreia, plateia e paranoico perderam os acentos. A nova ortografia da língua portuguesa altera a acentuação dos ditongos abertos das paroxítonas: do "ei" e do "ói" que aparecem na penúltima sílaba das palavras.
pa·ra·nói·co |ói|
Que ou quem apresenta paranóia . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: paranoico. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: paranóico. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: paranoico.
A forma correta é “ideia“! A grafia “idéia” (com acento) era a forma correta e obrigatória até o dia 31 de dezembro de 2008. Isso ocorria porque até então acentuávamos as palavras com ditongos abertos tônicos “éi”, “ói” e “éu”, como “jibóia”, “assembléia”, “heróico”, “bóia” etc.
Observação 1a.: Os ditongos fechados são ei, eu, oi, ou. Eles não são acentuados: rei, meu, boi, sou. Mas réis, réu, herói são acentuados (porque são abertos, quer dizer, têm pronúncia de timbre aberto).
A reforma ortográfica eliminou o acento dos ditongos ei e oi das palavras paroxítonas. (veja AQUI as principais mudanças de acentuação do Acordo Ortográfico). Ex: europeia, ideia, estreia, heroico. OXÍTONA – Sílaba tônica é a última da palavra.
29 curiosidades que você vai gostar
A Nova Ortografia baniu os acentos dos ditongos abertos "éi" e "ói" das palavras paroxítonas. A palavra "europeia" é paroxítona e a sílaba tônica tem o ditongo "éi". Portanto, não usaremos o acento: devemos escrever "europeia" sem acento. Outros exemplos da regra: ideia, boia, heroico, estreia, joia.
Grafia no Brasil: européias. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: europeias.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...
O correto é escrever ideia, sem o acento agudo.
Significado de Paranoico
adjetivo Relativo à paranoia, ao distúrbio mental em que alguém pensa ou suspeita errada e obsessivamente que outra pessoa está tentando o prejudicar. substantivo masculino Indivíduo acometido por paranoia: ala hospitalar reservada aos paranoicos.
Grafia no Brasil: estréia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: estreia. Grafia em Portugal: estreia.
Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Confira o exemplo: “Acidentes acontecem ali porque os motoristas não VEEM a placa encoberta pela vegetação.”
Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.
O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos éi, ói, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.
Implementação. Em 29 de setembro de 2008, o Acordo Ortográfico de 1990 - e todas mudanças implementadas, dentre elas a abolição do trema - foi posto em vigor através do Decreto 6.583/2008, com a implementação de um prazo de transição de quatro anos, entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.
agüentar, argüir, argüição, averigüemos, apazigüemos, bilíngüe, cinqüenta, conseqüência, conseqüente, delinqüência, delinqüente, deságüe, enxágüe, freqüência, freqüente, lingüiça, pingüim, qüinquagésimo, qüinqüênio, qüinqüenal, sagüi, seqüência, seqüestro, tranqüilo...
Segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos oi e ei nas palavras paroxítonas. Palavras com éi antes do acordo: idéia, européia, alcatéia, geléia, platéia,… Palavras com ei depois do acordo: ideia, europeia, alcateia, geleia, plateia,…
1. Da Europa ou a ela relativo. 2. Natural, habitante ou cidadão da Europa.
Quando usar Porque? "Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quanto era o dólar em Dezembro 2019?
Qual a finalidade de uma assembleia escolar?
Quais as vantagens de manter a organização no trabalho?
O que é Anvisa e qual sua função?
Qual teste de Covid é mais confiável?
Qual era a diferença entre o trabalho escravo e servil?
Qual a melhor grama para terreno arenoso?
Qual vai ser o valor do Auxílio Brasil janeiro 2022?
Quantos Hércules O Brasil tem?
O que usar no lugar do reboco?
Como é uma crise de despersonalização?
Quanto é o juros da maquininha?
Quais são as estratégias de leitura Isabel Sole?
Quais os métodos utilizados para identificação bacteriana?
Qual a cidadania europeia mais fácil de conseguir?
São Paulo é uma cidade inteligente?
Quem são os finalistas da Fazenda 3?