Vários motivos podem causar estresse em um peixe: muitos peixes no aquário, falta de esconderijos, incompatibilidade entre espécies, entre outros. Em um desses ambientes, os peixes eventualmente morrem de infecção devido à imunossupressão.
Limpe o tanque e troque a água.
Uma simples limpeza e troca de água poderá salvar o peixinho de imediato. Coloque o peixinho em um local seguro e separado enquanto realiza a limpeza e troca a água do aquário. O tanque deve ser limpo uma vez por semana para evitar o desenvolvimento de bactérias.
Muitas podem ser as causas de morte de peixes, a depleção de oxigênio é de fato a principal causa de morte de peixes, pois seja por fatores ambientais, ou substâncias tóxicas na água, causa uma diminuição do oxigênio dissolvido, porém é importante estudar aprofundadamente o que ocasionou tal mortandade.
Como saber pela aparência se o peixe está doentePerda de cor;Desgaste das barbatanas;Feridas pelo corpo;Inchaço;Olhos saltados,Ventre retraído.
Como mencionamos, a expectativa de vida de um peixe de aquário dependerá não apenas da sua espécie, como também dos cuidados oferecidos pelo seu dono. Para ter uma ideia, os peixes em cativeiro podem viver desde algumas horas até 10 ou 15 anos.
21 curiosidades que você vai gostar
O aquário Steinhart, em San Francisco, parte da Academia de Ciências da Califórnia, tem entre sua coleção de animais um espécime único: um peixe-pulmonado-australiano que, acredita-se, tem 90 anos. Isso o tornaria o peixe em cativeiro mais velho do mundo.
Depende! A expectativa de vida deles é entre 3 a 5 anos. Entretanto, a negligência e falta de experiência ao lidar com esses animais podem levar à sua morte prematura. Infelizmente, a maioria das pessoas acredita ser necessário apenas alimentar seu peixinho e não entendem quando ele tem algum problema.
Um peixe pode estar parado no fundo do aquário simplesmente porque está dormindo. A maneira preferida de dormir de um peixe, varia de espécie para espécie. Algumas delas, por exemplo, costumam até deitar no fundo do aquário para dormir. Quase causando um infarto no dono!
Como citado acima, o peixe dorme de uma maneira diferente de qualquer outro animal. Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso.
A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.
Cuidados com um peixe doente
No entanto, um dos primeiros cuidados com o peixe doente é promover a higienização do aquário. É importante que o aquarista realize a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce.
Os peixes não se afogam como nós, pois a água é seu meio de sobrevida. A única maneira de realmente “afogar” um peixe seria tirá-lo da água. Apesar de haver muitas vezes mais oxigênio na atmosfera, as guelras carecem do suporte e da umidade de que precisam para funcionar adequadamente.
Alguns podem durante algumas horas, alguns dias e alguns anos! Os perioftalmos saltam para terra e até se pegam às árvores. Outros têm patas e podem caminhar na terra respirando ar durante poucos dias.
A histologia do rim posterior apontou danos graves no tecido dos animais, como necrose, vacuolização e alteração do parênquima. Esses resultados sugerem que, nas concentrações encontradas no ambiente, a dipirona é potencialmente tóxica aos organismos expostos.
Use apenas uma esponja nova e limpa
Tudo para evitar que eles contaminem a água e consequentemente envenenem o seu peixe. "Aquela água que fica mais no fundo e nas paredes do aquário, que vai pegando o limo, você lava com uma esponja nova e que nunca tenha levado detergente. Tem que ser realmente uma esponja novinha!
Entre esses animais, as fezes e a urina saem por um mesmo orifício, chamado cloaca (como ocorre com as aves). O cocô dos peixinhos de aquário, por exemplo, é marrom; mas a cor depende do alimento que cada espécie consome.
No caso dos peixinhos, por muito tempo, os cientistas acreditaram que o sistema nervoso do peixe não teria as terminações nervosas necessárias para captar esses estímulos. Logo, juntamente com répteis e anfíbios, os peixes não seriam capazes de sentir dor.
Como saber se meu peixe está doente?Perda de cor;Desgaste das barbatanas;Feridas pelo corpo;Inchaço;Dificuldade para respirar,Pouca disposição.
O tratamento da doença é feito com o uso de medicamentos bactericidas. Geralmente disponíveis em cápsulas, eles devem ser diluídos previamente em um copo com água do aquário. Em seguida, precisam ser despejados no aquário a ser tratado. Lembrando que o ideal é que o tratamento seja feito em um aquário hospital.
Observando sinais de doenças. Conheça o aspecto e o comportamento de um betta saudável. Um betta saudável come com vigor; nada pelo aquário; é ativo, colorido e vibrante; suas nadadeiras e cauda irradiam para todos os lados como um leque; suas escamas e seu corpo parecem lisos e limpos.
Conclusão, é normal encontrarmos o Peixe Betta Parado no Aquário e que ele permaneça em alguns momentos parado, porém temos que sempre estar olhando o peixe para qualquer anormalidade que ele apresente.
Como Salvar a Vida de um Peixe BetaPreparando-se para possíveis doenças.Tratando condições específicas.Modificando as condições do aquário.Desinfetando o aquário.Mudando os hábitos de alimentação dos peixes.Tratando os peixes com medicamentos.
Pode dar pulga em cabelo humano?
O que é renda vitalícia previdência privada?
Como usar o cetoconazol comprimido?
Como terminar um relacionamento com um homem possessivo?
O que é necessário para trabalhar home office?
Quando se consuma o crime de receptação?
Como funciona o sensor difuso?
Como se livrar de pensamentos mentirosos?
Como funciona transferência bancária TED?
O que é um representante comercial autônomo?
Como funciona o transporte escolar?
O que fazer quando está com aperto no coração?