Existem várias causas de ascite, entre elas, a mais comum é a cirrose no fígado. O paciente com cirrose não consegue filtrar normalmente as proteínas em nosso organismo, e por causa disso ele pode acumular líquido na barriga ou no tórax, o que é conhecido como hidrotórax.
Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.
Formação do Edema na Cirrose
Na cirrose, ocorre substituição do tecido hepático por fibrose e, nos casos graves, ocorre disfunção hepática com retenção de sódio. Os mecanismos envolvidos na formação do edema são: diminuição da resistência periférica: provavelmente a causa mais importante para retenção renal de sódio.
Fisiopatologia. O desenvolvimento da ascite é a consequência final de uma série de anormalidades anatômicas, fisiopatológicas e bioquímicas que ocorrem em pacientes com cirrose hepática.
A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Se um volume grande de líquido se acumula, o abdômen aumenta muito de tamanho, às vezes, fazendo com que a pessoa perca o apetite e apresente falta de ar e desconforto. A análise do líquido pode ajudar a determinar a causa.
30 curiosidades que você vai gostar
Porém, apesar de terem nomes diferentes, o mecanismo de formação da ascite é basicamente o mesmo dos edemas da pele (leia: INCHAÇOS E EDEMAS). De forma resumida, podemos dizer que a ascite forma-se pelo extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos que irrigam o peritônio para dentro da cavidade peritonial.
Os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros.
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
Causas. Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).
Como ocorreu às formação das primeiras cidades?
Como divulgar seguro de carro?
Como ocultar todas as colunas e linhas do Excel?
Quais são os dois momentos da Primeira República?
Como fazer o cadastro de uma nova consultora Mary Kay?
Como tirar o After Effects de tela cheia?
Como tirar o piercing Captive?
Como desativar o Authy no mercado livre?
Como tirar o DRT de audiovisual?
O que caracteriza um estudo transversal?
Como desconectar o Caixa Tem de outros dispositivos?
Como montar uma árvore de papelão?
Who is Sadettin in Sa'd al Din kopek?
Como eu faço para tirar carvão de panela?
Qual é a fórmula para calcular a classificação no Excel?
Quando Liz descobre a verdade sobre Tom?