Se Yellowstone entrasse em erupção agora, ele jogaria suas cinzas tão alto que elas ficariam suspensas na atmosfera por vários anos, provocando uma redução média das temperaturas em cerca de 10ºC por todo o planeta, em virtude do bloqueio dos raios solares por essa “nuvem de cinzas”.
Assim que o Yellowstone entrar em erupção, uma espécie de "apocalipse vulcânico" começará em todo o planeta: as cinzas criariam nuvens gigantes que bloqueariam a luz do sol por cerca de dois meses, afetando gravemente a produção de alimentos.
O vulcão mais perigoso do mundo é o Kilauea. Ele está localizado no conjunto de ilhas que compõe o estado americano do Havaí. Além disso, ele é visitado anualmente por milhões de pessoas, já que os moradores locais desenvolveram o turismo por conta dele.
Atualmente, a atividade vulcânica é monitorada através dos várias fissuras abertas no solo ao redor do Yellowstone, incluindo o famoso gêiser "Old Faithful" (velho fiel, em inglês), além de monitoramento sismológico que mede a inflação corrente da camada de magma do vulcão.
Há 50 vulcões em erupção neste momento. Veja onde. Do vulcão em erupção desde os tempos do capitão James Cook ao jovem vulcão de La Palma, haverá mais de 1.300 vulcões ativos em todo o mundo.
45 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
A dorsal mesoatlântica, localizada entre 5 a 6 mil metros de profundidade no meio do Oceano Atlântico, é uma região próxima ao Brasil onde ainda ocorrem vulcões — conhecidos como vulcões submarinos.
A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta.
Conheça a seguir 11 dos vulcões mais incríveis do mundo que merecem estar nos seus planos!Vesúvio (Itália) O Vesúvio é um dos vulcões mais famosos de todo o mundo. ... Etna (Itália) ... Mount Rainier (Washington) ... Lassen Peak (Califórnia) ... Mount Kilauea (Havaí) ... Sakurajima (Japão) ... Fagradalsfjall (Islândia) ... Popocatépetl (México)
Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai.
Uma erupção pode durar dias, semanas ou até anos.
Vulcão em erupção
Quando se movimentam, as placas provocam agitação do material magmático que, associado às altas temperaturas no interior terrestre, é expelido para o solo através da cratera vulcânica. Uma vez que chega à superfície da Terra, o magma passa a ser chamado de lava.
“O maior medo que temos relativamente a Yellowstone não é o vulcão em si, mas antes os sismos”, afirma Michael Poland, cientista responsável pelo Observatório do Vulcão Yellowstone, em entrevista ao USA Today.
...
Tags:EUA.Geologia.Sismo.Vulcões.Yellowstone.
Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil. No entanto, na era Mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, historiadores afirmam possíveis manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico.
Os brasileiros podem ficar descansados porque atualmente não há nenhum vulcão em atividade no Brasil do qual se tenha conhecimento oficialmente.
O tsunâmi no Brasil em 1755 foi uma catástrofe natural ocorrida no nordeste do litoral brasileiro, em 1º de novembro de 1755.
Diferentemente do que se acreditava, as águas termais da região de Caldas Novas não são quentes por causa de um vulcão extinto, mas sim por causa da temperatura natural no interior da terra. ... As águas termais de Goiás ultrapassam 1 km antes de voltar para a superfície formando as fontes e lagos do Rio Quente.
Os fluxos vulcânicos ácidos da Província Magmática do Paraná no flanco norte da Calha de Torres, no planalto sul de Santa Catarina, compreendem o topo de uma sequência vulcânica cretácea de 750 m de espessura e marcada por três episódios magmáticos: (1) extensivo vulcanismo intermediário a básico; (...
Extinto há 40 milhões de anos, o único vulcão brasileiro que mantém intactos a cratera e o cone (o chamado edifício vulcânico, no jargão dos especialistas) está sendo devastado por uma pedreira instalada na serra de Madureira, em Nova Iguaçu (cidade na Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio).
A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas.
Atualmente, existem pelo menos 10 vulcões ativos no mundo. Isso significa que eles podem entrar em erupção a qualquer momento, por isso eles são monitorados diariamente para que alertas sejam feitos e as comunidades que vivem em volta deles possam ser evacuadas, como aconteceu em algumas regiões das Ilhas Canárias.
Mundo tem cerca de 1.500 vulcões potencialmente ativos.
Na atualidade, há mais de 500 vulcões ativos no planeta Terra. A maior parte deles com atividades modestas, como expelir gases, cinzas e pequenas rochas por um período variável.
Quanto tempo para a desmama um porco?
Como identificar uma porcelana chinesa?
O que é a técnica para Heidegger?
Qual o valor da 7 parcela do auxílio emergencial?
Porque a integral é o inverso da derivada?
Quantos usuários tem a Netflix Brasil?
Quem é mais forte Jiraya ou Minato?
Como usar o cartão Caixa poupança pela primeira vez?
Quem pode cometer crimes ambientais?
Como é realizada a inoculação e quais cuidados devem ser tomados?
Como saber índice cadastral IPTU BH?
Quanto tempo tenho para protestar um boleto?
Como se escreve 200 em número ordinal?