As cotas visam a acabar com a desigualdade racial e o racismo estrutural resultantes de anos de escravidão no Brasil, que ainda excluem pessoas negras e indígenas da universidade, do mercado de trabalho e dos espaços públicos.
É uma maneira justa de democratizar oportunidades para aqueles que foram inferiorizados durante muito tempo e que sofrem com a discriminação e a desigualdade social. O sistema de cotas é uma tentativa de reparação histórica, que visa conquistar um país mais justo e igualitário a todos.
No Brasil, o sistema de cotas foi criado para diminuir as desigualdades socioeconômicas relacionadas a determinados grupos, como pessoas negras, indígenas e de baixa renda. O objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior e aos cargos públicos.
As cotas sociais e raciais são ferramentas valiosas para corrigir distorções no acesso ao ensino superior público causadas por desigualdades estruturais na sociedade brasileira, garantindo que um perfil cada vez mais diverso de pessoas possa alcançar esse sonho.
Ajuda a promover a diversidade étnica em profissões que são ocupadas tradicionalmente por brancos. Dá exemplo para que outros jovens negros e indígenas sintam-se motivados para ingressar na universidade. Como as cotas raciais promovem a convivência entre vários grupos étnicos, isto ajuda a diminuir o racismo.
45 curiosidades que você vai gostar
Cotas raciais geram preconceito contra pessoas decentes de todas as origens, que gostariam de ser julgadas pelo seu mérito e não pela cor da sua pele. Elas incentivam um clima sem fim de suspeitas de que o aluno negro – cotista ou não – não é competente nem como estudante e nem o será como futuro profissional.
Alguns críticos às cotas afirmam que os cotistas ingressam nas universidades com notas mais baixas, o que diminuiria a qualidade do ensino. Dizem, ainda, que o ingresso de pessoas com um ensino básico ruim poderia aumentar as diferenças da sala de aula, o que traria a dificuldade de professores em nivelar a turma.
As cotas raciais são uma medida de ação contra a desigualdade num sistema que privilegia um grupo racial em detrimento de outros – esses, oprimidos perante a sociedade. Ao contrário do que diz o senso comum, cotas raciais não se aplicam somente a pessoas negras.
Segundo a pesquisa, universidades mais seletivas e que partiram de patamares de inclusão social mais baixos foram as mais impactadas pelas cotas: a presença de pretos, pardos e indígenas vindos da rede pública cresceu 135% na Universidade Federal do Ceará (UFC), 120% na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ...
Como calcular Câmara de Neubauer?
Como faço para limpar a memória do notebook?
Como apagar os jogos salvos no Memory Card ePSXe?
Como limpar Zinabre dos contatos?
Como limpar coturnos de couro?
Como limpar airfryer Walita Polishop por dentro?
O que quer dizer a música Eduardo e Mônica?
Como saber qual o tipo de memória RAM do PC?
Como se recuperar de um AVC isquêmico?
Como descobrir a distância entre dois endereços?
Como saber a idade do meu rato?
Como tingir roupas de algodão?
Como saber a frequência máxima da minha placa-mãe?
Qual o tipo de metamorfismo mais importante?
O que é a geratriz de um cone?
Como faço pra pegar a fatura da Sky e pagar na lotérica?