O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco hematopoiéticas, que têm o potencial de reparar o sistema sanguíneo do corpo e, por isso, servem para o tratamento de doenças hematológicas, como leucemias, linfomas, talassemias, etc.
O sangue do cordão umbilical é utilizado para que tipo de tratamento? O sangue do cordão é uma das fontes de células-tronco para o transplante de medula óssea e este é o único uso deste material atualmente.
O sangue de cordão umbilical e placentário é rico em células-tronco hematopoéticas (que são as células precursoras das células do sangue) e pode ser uma fonte alternativa de células no tratamento de doenças hematológicas, como cânceres e outras disfunções do sistema de produção ou funcionamento das células sanguíneas, ...
Na esperança de cura de uma possível doença do filho, no futuro, muitas famílias cogitam congelar o cordão umbilical do bebê. Ele é rico em células-tronco hematopoiéticas, que no adulto se localizam na medula óssea vermelha e servem para o tratamento de doenças hematológicas, como leucemia, linfomas e talassemias.
Melhor do que guardar apenas o sangue do cordão umbilical seria preservar, também, o seu próprio tecido, que é rico em células-tronco mesenquimais. Mais versáteis que as hematopoéticas, elas poderiam, no futuro, ser utilizadas no tratamento de um leque maior de doenças.
29 curiosidades que você vai gostar
O preço para a coleta e o isolamento das células-tronco do sangue do cordão pode variar, mas fica em torno de R$ 3 mil, mais a taxa de armazenamento, por volta de R$ 600 ao ano.
Por que armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê? Porque no cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea.
Ela precisa ser congelada para que as proteínas parem de atuar, ou fixada em formol. Uma vez congelada, a placenta pode ser descongelada sem maiores riscos. A forma mais segura seria fazer o carimbo e descartá-la, ou plantá-la, virando adubo.
O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.
Quantas estátuas da Liberdade tem em Paris?
Como se calcula o grau de dissociação?
Quanto o clube ganha na Libertadores?
Quantos bombons eu posso comer por dia?
Quais são as 7 camadas de pele?
O que é levantamentos batimétricos?
Com quanto tempo de trabalho posso receber seguro desemprego?
Como saber que está com hipoglicemia?
São módulos de memórias em linha simples?
É perigoso dormir com a lareira acesa?
Pode tomar buscopan para dor no estômago?