1. A temperatura muito baixa na pasteurização pode provocar este tipo de problema pois, para um produto como o iogurte é muito importante a desnaturação da albumina no processo de pasteurização para uma boa formação de gel e também retenção de umidade.
A temperatura ideal do leite para misturar o iogurte é quando ele está morno. Ou seja, coloque o dedo mindinho dentro (obviamente com as mãos bem limpas) e conte até 10. Se conseguir ficar os 10 segundos sem sentir desconforto está no ponto.
Adicione uma colher de sopa de leite em pó desnatado a uma xícara de iogurte gordo. Se o iogurte não engrossar o suficiente, adicione mais leite em pó - uma colher de sopa de cada vez - até que o iogurte atinja a consistência desejada.
Quanto mais longo o período de fermentação, mais ácido será o sabor do iogurte. Nesta fase, as bactérias se alimentam da lactose do leite e produzem ácido láctico, que irá deixar o leite ácido – e azedo. O ambiente ácido faz com que as proteínas do leite se juntem e gelatinizem.
Se seu iogurte mofou, jogue tudo fora e comece novamente com um iogurte novo. É muito raro o iogurte mofar, afinal o ácido láctico produzido pelo processo de fermentação, também atua como um conservante, ajudando o leite fermentado a ficar fresco durante mais tempo.
Esta é outra indicação de que a cultura ficou tempo demais fermentando, ou a uma temperatura muito alta, e o iogurte pode ficar todo talhado. Para que fique uniforme novamente, basta misturá-lo (com um fuê, com uma colher, ou balançando o recipiente em que ele estiver.
Para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, misture bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.
Aqueça todo o leite até uma temperatura em que começe a encomodar a pele, não ferver. Adicione o iogurte natural e o leite em pó. Misture bem. Coloque em um recipiente semi-tampado por algumas horas até engrossar (normalmente eu faço a noite para consumir na manhã seguinte).
Benefícios do iogurte natural no dia a dia
Faz parte do grupo dos leites fermentados, sendo que estes são obtidos igualmente por fermentação de leite ou produtos lácteos, diferindo do iogurte nos microrganismos utilizados para a sua fermentação. No iogurte apenas são/podem ser utilizados os acima mencionados. COMO se faz iogurte?
Mantenha o iogurte em recipiente com tampa enrolado em pano de prato ou jornal dentro do forno por 8 horas (as vezes com 6 horas o meu já chega no ponto). Se o tempo estiver fresco no dia em que você for fazer o iogurte coloque dentro de um isopor ou bolsa térmica durante as 8 horas que ficará em repouso.
Após a data de validade, o iogurte começa a se deteriorar, perdendo inclusive suas propriedades. Uma leve modificação no aroma ou na textura são indicações de um começo de sua deterioração. Existem três fatores que são indicativos de que há a possibilidade de ingerir um iogurte vencido ou em más condições.
Durante o cozimento para o preparo do iogurte, o leite atinge aproximadamente 85°; d esta forma evita-se que o leite coalhe e suas proteínas são conservadas. Ao alcançar esta temperatura, as culturas bacterianas são adicionadas, mantendo-se a 45° por seis ou sete horas. Desta forma, é produzida a fermentação própria do iogurte.
Como desintoxicar o corpo de alergia?
Como acabar com piolhos e lêndeas rápido?
Como é que chama o porco do mato?
Qual o estado menos religioso do Brasil?
Para que serve o mantra de Kali?
Qual é a pontuação máxima do TOEIC?
Por que razão a educação é permanente Segundo Paulo Freire?
O que é Licença de implantação?
Como fazer a inscrição do IFRN 2022?
Como funciona a Minizinha Pro 2?
Por que não tomar leite de vaca?
O que é desvio padrão no gráfico?
Foi dado continuidade sinônimo?