A obra é um dos maiores representantes da primeira fase do modernismo brasileiro, conhecida como fase indianista. Como o próprio nome diz, essa fase procurava valorizar o índio de forma a transformá-lo em um verdadeiro herói nacional.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.
Análise da Obra
José de Alencar expressa o nacionalismo romântico, principal característica da primeira geração romântica. Assim, ele enfatiza a questão nacional através da terra e do índio, considerado nesse momento como o herói nacional. Dessa forma, Peri torna-se a idealização romântica típica do romantismo.
O enredo de O Guarani se mostra mais complexo do que os demais romances de José de Alencar. Nele, há dois principais conflitos: entre os índios e os portugueses que se estabeleceram nas terras e entre os admiradores de Cecília (Peri, Álvaro e Loredano), que estavam interessados na mão da moça.
O romance tem sua ação desenvolvida na primeira metade do século XVII, iniciando-se no ano de 1604. Na primeira parte do livro, o narrador nos apresenta a D. Antônio Mariz, pai da heroína Ceci (Cecília), sendo este um fidalgo português que teria participado na fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1567.
24 curiosidades que você vai gostar
A ópera conta uma história de amor e o massacre dos índios Aymorés no Brasil Colônia. O espetáculo foi apresentado no Teatro Lyrico Fluminense, do Rio de janeiro, em homenagem ao Imperador Dom Pedro Segundo.
Lís, sobre o contexto histórico da obra “O Guarani”: ela foi publicada em 1857. D. Pedro II alguns anos antes (1840, com 14 anos) havia sido declarado maior de idade e proclamado Imperador do Brasil. As revoltas provinciais terminaram e o país foi pacificado.
A história contada por José de Alencar se passa no início do século XVII, na Serra dos Órgãos, interior do Estado do Rio de Janeiro, em uma fazenda as margens do rio Paquequer. Narrado em terceira pessoa, o romance é dividido em quatro partes (Os aventureiros, Peri, Os aimorés e A Catástrofe).
“O Guarani” é um romance escrito por José de Alencar, feito em folhetim no jornal “Diário do Rio de Janeiro” e publicado em 1857. Faz parte da trilogia indianista do autor, junto com “Iracema” e “Ubirajara”, ou seja, pertence à primeira geração do romantismo, contando com uma escrita muito descritiva e idealista.
“O Guarani” também pode ser considerado um romance histórico, uma vez que diversas personagens são inspiradas em pessoas reais. Além disso, têm-se também uma caracterização do Brasil da época como sendo um espelho da Europa medieval.
Características do romantismoEgocentrismo. No romantismo o indivíduo é encarado como o centro do mundo.Sentimentalismo. Como mencionamos acima, o romantismo se caracteriza pelo egocentrismo e, também, pela exaltação dos sentimentos pessoais do indivíduo. ... Nacionalismo. ... Idealização. ... Tom depressivo. ... Oposição ao Clássico.
PersonagensD. Antônio de Mariz, fidalgo português e pai de Cecília.D. Lauriana, dama paulistana e mãe de Cecília.D. Diogo, irmão de Cecília.Isabel, filha bastarda de D Antônio de Mariz, tida como sua sobrinha.D. Álvaro de Sá, chefe dos aventureiros a serviço de dom Antônio.
Principais CaracterísticasNacionalismo e ufanismo.Sentimentalismo e religiosidade.Figura idealizada do índio.Índio-herói como o símbolo nacional.Língua e costumes indígenas.Retorno ao passado histórico.Exaltação da natureza e do folclore.Influências do medievalismo romântico.
Significado de Indianismo
Modismo de língua indiana; palavra indiana introduzida em outra língua. Simpatia pelos índios americanos. Feição própria do Romantismo brasileiro que valorizou e exaltou o índio, aproveitando na literatura tudo que lhe diz respeito: Gonçalves Dias e Alencar cultivaram o indianismo brasileiro.
O indianismo aparece, principalmente, nas obras O Guarani (1857) e Iracema (1865). - Gonçalves Dias (1823-1864): advogado, jornalista, poeta e dramaturgo maranhense. Suas principais obras indianistas foram: I-Juca- Pirama (1851), Os Timbiras (1857) e Canção do Tamoio (1864).
Livro - O Guarani - Editora Cortez - José de Alencar | Extra.
A história gira em torno de Dom Antonio de Mariz, fidalgo português que, com a construção de uma fortaleza, desafia o poder espanhol. O plano do antagonista, o aventureiro Loredano, queimado como traidor ao final do livro, incluía raptar Cecília, a Ceci, filha de D. Antônio, vigiada pelo forte e valente índio Peri.
Contexto histórico
Indica circunstâncias ou fatos relacionados a um momento de determinada época, como um cenário político, social, cultural e econômico.
José de Alencar foi o maior autor de romances românticos do Brasil. Alencar estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Morou no Rio de Janeiro, onde exerceu a profissão de jornalista, tornando-se chefe de redação no Diário do Rio de Janeiro. Escreveu crônicas e críticas literárias.
O Guarani: Romance Brasileiro, de José de Alencar, foi escrito em 1857 e publicado em capítulos no jornal Diário do Rio de Janeiro, entre fevereiro a abril desse ano.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
Enredo. O romance passa-se no Sertão de Santana do Paranaíba, onde Martinho dos Santos Pereira (Pereira) vive numa fazenda com sua filha Inocência de 18 anos. De comportamento autoritário, Pereira exige da filha uma obediência que a obrigue ser educada sob seu regime e longe do mundo.
A primeira geração romântica no Brasil teve como principais características o nacionalismo e o indianismo. Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.
Inicialmente, o Romantismo brasileiro se caracterizou pela sua busca pela identidade nacional e resgate da cultura e do folclore. Nesse período, houve destaque para temas como o índio, regionalismos, exaltação da natureza e realidade social do país.
São atitudes e características da filosofia?
Quais são os cinco pilares da segurança da informação?
Quantos jogadores jogam Fortnite em 2021?
Quanto tempo a barba cresce depois de raspar?
Como é a cultura organizacional da empresa Google?
Quantos passageiros havia no Titanic?
Quantos blocos para dar um metro quadrado?
Qual o cabo de rede mais rápido?
Qual o tipo de areia para coloca no aquário?
Qual a definição do vocábulo fraternidade?
Em qual filme Luke descobre que Vader é seu pai?
O que acontece depois do protesto em cartório?
Qual a melhor tinta poliéster ou PU?
Qual a importância da inovação nos dias atuais?
Quais são as funções mentais essenciais para o processo educativo?
Como comprovar meia entrada no estádio?