O Dia do Folclore é festejado a 22 de agosto porque foi nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk" --do inglês, significando "povo", e "lore", significando "estudo" ou "aquilo que faz o folk".
Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore. A data da publicação da carta de Thoms (22 de agosto) foi escolhida como o dia para ser comemorar o Dia do Folclore. Por meio desse decreto oficializou-se a comemoração do folclore brasileiro em 22 de agosto.
Em 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Personagens como o saci-pererê e o curupira fazem parte do folclore brasileiro. O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada.
O "Dia do Folclore Brasileiro" é comemorado dia 22 de agosto.
O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo Para o ano de 2021, o tema é “Valorizar a água”.
28 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, o dia do folclore foi oficializado em 1965 por meio de um decreto federal. Tal oficialização ocorreu em virtude da grande massa de estudos sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX. Entre os estudiosos desse tema, destacaram-se nomes como o de Mário de Andrade e de Câmara Cascudo.
O interesse pelo folclore nasceu no fim do século XVIII, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais.
Folclore brasileiro
É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas.
As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
O folclore era visto como elemento de compreensão entre os povos, incentivando o respeito pelas diferenças e permitindo a construção de identidades diferenciadas.
O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro.
Na década de 1940, Cascudo publicou mais três obras importantes: Antologia do folclore brasileiro (1943), Geografia dos mitos brasileiros (1947) e Os holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Na década de 1950, seu trabalho mais lido e comentado veio a público, o famoso Dicionário do folclore Brasileiro (1951).
O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, mesmo dia em que se comemora o Halloween. A data foi criada em 2003, com o intuito de resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras.
Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. Além de criar personalidades, Lobato foi responsável por popularizar personagens do folclore para suas histórias, enriquecendo e ressaltando a cultura nacional.
Nascido em São Paulo, Mário de Andrade (1893-1945) foi romancista, poeta, contista, cronista, crítico de literatura e de arte, fotógrafo, musicólogo e estudioso do folclore brasileiro.
As tramas dos escritores Christopher Kastensmidt, Samir Machado de Machado e Enéias Tavares seguem uma vertente cada vez mais em voga do romance de época nacional: misturar História e ficção fantástica, dando destaque a elementos do folclore nacional.
Assim, na cultura brasileira, existem crendices, saberes, mitos, lendas, festas, danças etc., que fazem parte do que é definido como folclore brasileiro. As raízes de nosso folclore estão fincadas na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena.
Extremamente rico, nosso folclore possui influências da cultura europeia, africana e indígena – um resultado da diversidade cultural aqui existente. Isso sem falar nos personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, Iara, entre outros.
O Dia do Folclore foi oficializado em todo território brasileiro, através do Decreto n° 56.747, em agosto de 1965.
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele nos é ensinado desde crianças, como um conjunto de tradições e manifestações culturais. ... Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.
O estudo do folclore é necessário para manter a tradição de um povo, uma cultura que serve como fonte de conhecimento das nossas origens. ... O estudo do folclore permite promover o desenvolvimento integral das crianças, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.
Dia internacional de recordação e homenagem às vítimas do terrorismo, 21 de agosto. O Dia internacional de recordação e homenagem às vítimas do terrorismo, 21 de agosto, tem como objetivo levar a humanidade a refletir acerca das marcas que o terrorismo deixa em suas vítimas.
No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro.
Injustiça: ação e/ou comportamento que se opõe à justiça. Que viola os direitos de outra pessoa. Neste sábado, 23, celebra-se o combate à injustiça, e ainda hoje, dificilmente se encontra uma pessoa que não tenha sofrido pelo menos um ato desta natureza ao longo da vida.
O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes.
Como são constituídos os princípios morais nas sociedades?
Como se cortava unha na antiguidade?
Onde fica a justificativa de um artigo científico?
Qual é a origem dos indígenas?
Como ocorre a infecção de vírus de animais?
Como os jovens podem ser mais atuantes na comunidade escolar de exemplos?
Como o vírus afeta o computador?
Como os indígenas controlavam o tempo?
Como os indígenas e demais povos que viveram no passado conservar os alimentos?
Como o vírus pode ser usado na biotecnologia?
Como os indígenas explicam a origem do Universo?
O que determina o tipo de cabelo?