A hiperplasia do endométrio é o aumento da espessura do tecido que reveste internamente o útero devido a exposição excessiva ao estrogênio, que pode ocorrer em mulheres que não ovulam todos os meses ou durante a terapia de reposição hormonal feita somente com estrogênio.
As principais causas são: problemas de diabetes, algum tipo de terapia que envolve estrogênio sem a reposição da progesterona, estar acima do peso, beirando ou na obesidade, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e uso de Tamoxifeno.
O endométrio espessado ou hiperplasia endometrial é caracterizado pelo revestimento uterino muito grosso (espesso). A condição de endométrio espessado provoca hemorragia que leva ao aumento da produção de estrogênio no corpo, à menstruação irregular e à queda dos níveis de progesterona.
A doença mais comum que afeta o endométrio é o câncer de endométrio. Este pode ser facilmente descoberto porque o seu principal sintoma é o sangramento fora da menstruação. No caso de mulheres que já passaram pela menopausa e estão há 1 ano sem menstruar, o sintoma é logo percebido.
O endométrio é mais fino durante a menstruação, e engrossa através dessa fase até a ovulação ocorrer (9). O útero faz isso para criar um lugar onde um óvulo potencialmente fecundado pode se implantar e crescer (10).
24 curiosidades que você vai gostar
É importante esclarecer que cerca de 4 dias após a ovulação o endométrio atinge sua maior espessura. Todavia, aproximadamente 6 dias depois da fecundação ele se encontra na condição ideal para receber o óvulo fecundado.
O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero).
Os principais sinais e sintomas do câncer de endométrio são:Hemorragias, manchas e corrimentos. Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. ... Dor pélvica e perda de peso.
Espessamento endometrial e câncer
Espessura endometrial menor que 4 mm, está associado a atrofia endometrial e emhuma doença está presente na maior parte das vezes. Na presença de sangramentos recorrentes e espessura endometrial menor que 4 mm, é importante a avaliação de uma especialista.
Como e quando os portugueses chegaram ao Brasil?
Como era o trabalho dos escravos que faziam serviços domésticos?
Qual o pronome de tratamento que devemos usar ao se falar com um delegado federal?
O que é esclerose tuberosa tem cura?
Qual é a personalidade de Câncer?
Qual o melhor complemento alimentar adulto?
Como se escreve 119 por extenso?
Qual é a diferença no sistema de saúde público brasileiro e americano?
Qual é o inferno astral de Gêmeos?
Quem compoe a governança corporativa?
O que é fruição e performance?
Quanto cobrar por uma campanha de tráfego?
Quais estados do nosso país produzem sal marinho?
O que fazer para desintoxicar do glúten?