A transparência ocorre na extremidade dos dentes e, apesar de não ser dos sintomas mais comuns, é também o resultado do desgaste progressivo do esmalte dentário. O que acontece é que o esmalte que recobre o dente é composto por minerais, e quanto mais mineralizado, mais transparente ele será.
A dentista revela que é possível reverter o quadro e trazer a cor natural dos seus dentes de volta com algumas medidas. “Podemos intervir desde que se observe a causa do problema, para escolher o tratamento mais adequado. Entre as soluções estão: melhorar a estética com resinas ou restaurações cerâmicas no local”.
“É completamente normal que, com o passar do tempo, aconteça isso devido ao desgaste do esmalte dentário ou por costumes involuntários que as pessoas têm e que podem trazer problemas severos para saúde bucal, deixando os dentes com essa aparência transparente”, explica a profissional.
A hipoplasia do esmalte define-se como formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte, podendo expor os túbulos dentinários, destacando-se como etiologia: deficiências nutricionais, hipocalcemia, trauma, eritroblastose fetal, infecções, ingestão de substancias químicas e alterações hereditárias.
Seja pela ingestão de açúcar ou de alimentos ácidos, o contato desses componentes com as bactérias da boca conseguem dissolver o esmalte. Devido à erosão desse tecido, o dente perde a sua estrutura de proteção.
Remineralize os dentes naturalmente. Faça tratamentos de remineralização regularmente durante a rotina de higiene oral, pois isso ajudará a restaurar o esmalte e a combater o desgaste. Consuma gorduras saudáveis, como creme vegetal e óleo de coco, para remineralizar a arcada dentária e promover a restauração do esmalte.
Complete os processos de restauração. Provavelmente, será preciso retornar ao dentista várias vezes para completar a restauração do esmalte dentário. Siga as instruções do especialista em relação ao tratamento, à manutenção e à higiene bucal. Escove os dentes e passe fio dental todos os dias, inclusive após as refeições.
O esmalte protege os dentes contra temperaturas extremas e contra o desgaste. Apesar de conseguir suportar bem o dano e a degradação – o que a dentina não consegue – ele não possui nenhuma célula viva, logo, não consegue reparar qualquer parte que ficar lascada ou quebrada. [1]
Escove os dentes e passe fio dental todos os dias, inclusive após as refeições. A escovação e aplicação de fio dental diária e após as refeições pode manter os dentes, as gengivas e as restaurações em bom estado. Manter o ambiente da boca limpo ajuda a evitar erosões e manchas futuras no esmalte dentário.
Quem tem manchas na pele pode bronzear?
Quais são os indicadores que ajudam a identificar o nível de desigualdade social dentro de um país?
O que é um plano de contingência passei direto?
O que pode causar Nodulo na garganta?
Qual a diferença do perfil alto e super alto?
Quais são os princípios constitucionais do direito tributário?
Qual foi o Rei mais importante da Inglaterra?
O que é bens particulares do falecido?
O que é o estacionamento rotativo?
Quem faz parte da equipe multiprofissional neonatal?
Vai ter feriado de Corpus Christi 2021 em São Paulo?
Como fazer a nova carteira de identidade?
Qual o nome do pino da panela de pressão?
O que é uma palavra paroxítona exemplos?
Quando surgiu a educação física nas escolas?
Quando usar material ou materiais?