O cacau tem ação antioxidante, anti-inflamatória, previne doenças e melhora o humor pela ação no neurotransmissor serotonina, e aumenta também a produção de endorfina.
O chocolate influencia o humor devido à presença do aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”. A setoronina é responsável pelo humor, sono e apetite. Na falta dessa molécula podem se manifestar depressão e estados de ansiedade.
Por que o chocolate acalma a ansiedade? Porque ele é rico em flavonoides, o antioxidante que favorece a produção de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Quando há a alta de serotonina, o cérebro produz uma sensação de relaxamento e melhora no humor, tratando diretamente os sintomas da ansiedade.
Não é à toa que você sente aquela sensação de prazer depois de comer um bombom. O chocolate também é rico em tirosina, substância que estimula não só a liberação de endorfina, como também a produção de serotonina e dopamina.
Os flavonoides (antioxidantes presentes naturalmente no chocolate) aumentam o fluxo sanguíneo na região cerebral responsável pela memória. Além disso, o consumo desse antioxidante encontrado naturalmente no cacau pode ajudar a melhorar funções cognitivas, como o raciocínio.
Os hidratos de carbono facilitam o transporte de uma substância chamada triptofano, importante para a produção de serotonina, o neurotransmissor do prazer e da felicidade. Isto leva a que o nosso corpo peça doces nestas situações.
Para tratar compulsão por chocolate:
A pessoa deprimida consome grandes quantidades de chocolate porque ele eleva o nível de serotonina no cérebro, da mesma maneira que alguns antidepressivos e aumenta também a quantidade de açúcar no organismo, o que momentaneamente faz a pessoa se sentir melhor e mais motivada.
Especialista recomenda o consumo de 6 gramas por dia. O chocolate pode aliviar a ansiedade e ajudar a combater o estresse. Para isso, é preciso comer o chocolate na hora certa. Além de conquistar pelo sabor, o chocolate tem substâncias que causam a sensação de bem-estar.
O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar. O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial. Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético. Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.
Os efeitos do chocolate sobre o corpo e a mente. Alimento está ligado à recompensa e ao humor. Flavonoides contidos no cacau influenciam níveis de colesterol e pressão arterial. Ao mesmo tempo, nutricionistas alertam os chocólatras sobre malefícios para o organismo.
Amargo ou ao leite, em forma de bombom ou em barra, puro ou com recheio. É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate em alguma de suas variações. E há muito tempo a ciência descobriu esse alimento, que exerce grande influência sobre o corpo e a mente.
Um estudo do Instituto Alemão de Pesquisa em Alimentação (Dife) também destaca o efeito benéfico do chocolate sobre o coração. Cientistas observaram os hábitos de quase 20 mil adultos durante um período mínimo de dez anos. A maioria daqueles que comeu cerca de 7,5 gramas de chocolate por dia apresentou uma pressão sanguínea menor.
No entanto é certo que esse alimento fornece ao corpo o aminoácido triptofano, essencial para produzir a serotonina, neurotransmissor ligado ao humor, ao sono e ao apetite. O chocolate também está ligado à recompensa. Desde criança, as pessoas recebem um pedaço do quitute depois de fazer algo de bom.
Qual a importância da auto aceitação?
O que significa sonhar com alguém escrevendo uma carta?
Por que existe o ser e não antes o nada?
O que é vulnerabilidade tecnologia?
Qual a importância de um acelerador de partículas?
Como se chama essa sequência 1 3 5 7 9?
Qual o animal que mais dorme é o que menos dorme?
Quanto ao cálculo da pena o Brasil adotou o critério trifásico?
Como modular bloco estrutural?
Quanto recebe um militar da reserva?
Como fazer a conta de 36 dividido por 2?