Isso acontece porque ele possui células musculares especializadas, chamadas eletrócitos, localizadas cauda. Um exemplar adulto pode ter cerca de dez mil mioeletroplacas (o conjunto de eletrócitos).
A capacidade de certas espécies de peixes de produzir eletricidade eqüivale a um “sexto sentido” utilizado para capturar presas e também como defesa contra predadores. Entre esses peixes, destacam-se as arraias, torpedos, enguias e ainda o poraquê, encontrado na Amazônia.
Peixe-elétrico é o nome genérico que se dá a diversas espécies de peixes que dão choque — ou seja, emitem descargas elétricas. O peixe-elétrico possui uma camada de células, localizadas perto da cauda, que produzem energia elétrica. Ele usa a eletricidade para atordoar ou paralisar suas presas antes de comê-las.
Sim e não! Na verdade o peixe-elétrico libera uma descarga elétrica após armazenar esta energia dentro de algumas milhares de células especializadas chamada de ELETRÓCITOS, que funcionam na verdade como se fosse uma pilha, estando dispostos em série gerando e armazenando energia elétrica.
Autor: CEBDS. Mesmo com esforços de pesquisadores e ambientalistas, duas espécies de golfinho de água doce da Amazônia sofrem risco de extinção, o boto-cor-de-rosa e o tucuxi. A matança do boto cor-de-rosa é consequência da pesca de outro peixe. A perda na população de botos, em algumas regiões, já chega a 50%.
35 curiosidades que você vai gostar
A população de botos da região estaria sendo dizimada por pescadores, interessados em usar sua carne e seus ossos como isca para fisgar um peixe chamado piracatinga, muito valorizado em algumas cidades brasileiras e na Colômbia.
O boto-cor-de-rosa é uma espécie ameaçada. A principal ameaça são as atividades humanas, desde a pesca até o desmatamento e a construção de obras como represas. A poluição das águas, especialmente por agrotóxicos e mercúrio, também é um problema.
Eles emitem ondas elétricas para o meio ambiente que as manda de volta. Receptores na pele do peixe levam as ondas por terminações nervosas ao cérebro, que a traduz. Isso é possível porque o peixe-elétrico possui células musculares modificadas que produzem impulsos elétricos, chamadas de eletrócitos.
Miracéu, bagre elétrico, poraquê e raia elétrica marinha são algumas espécies que utilizam a eletricidade como uma maneira de se autoproteger e de se localizar no espaço. Os peixes elétricos são comumente encontrados na região Norte.
Qual a importância da análise das demonstrações financeiras de uma empresa?
Que diferença apresenta o fentanil em relação a morfina?
Porque a Holanda é um país baixo?
Para que é indicado o magnesio Dimalato?
Como faço para reabrir um processo arquivado?
Quem representa a pessoa jurídica?
O que é esfinge no Egito antigo?
Quais serão as próximas potências mundiais?
O que acontece se ficar sozinho por muito tempo?
O que precisa para dar banho em um passarinho?
Quais as principais características econômicas da América Central?
Quais os 4 sistemas e sua função que compõem a colheitadeira?
O que é a introdução de um artigo?
Como saber se tenho fezes acumuladas?
Como recuperar arquivos depois de usar Ctrl Z?