O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH.
A resposta é sim. Na fórmula química do etanol, a parte OH é polar e é uma das partes da água (H2O), que é totalmente polar. Por isso álcool e água se misturam. Já a gasolina não se mistura com água, pois uma é apolar e a outra polar.
Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.
"O etanol melhora a característica da gasolina, dando uma melhor octanagem, resistindo a uma compressão maior. Na prática, isso significa que adicionar etanol em uma gasolina mais simples transforma o produto final em um combustível de qualidade. O que também reduz o preço", explica o especialista.
A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar. Ilustrando a mistura heterogênea temos: Repare que a molécula ao centro (cor verde) é diferente das demais que a rodeiam.
40 curiosidades que você vai gostar
Explique o que ocorreu. Depois das respostas dos alunos, explique que a densidade da água é maior do que a densidade da gasolina, por isso quando misturamos os dois materiais a água fica em baixo da gasolina. Além disso, quando misturamos os dois materiais ocorreu um aumento do volume da fase aquosa.
Seria impossível adulterar a gasolina com água, por exemplo, pois essa não se mistura a gasolina, ficando assim muito mais fácil para você reconhecer a adulteração!
A adição do etanol é uma obrigação legal dos distribuidores de combustíveis. A Lei N°8.723, de 1993, estipulou a mistura de álcool anidro, ou etanol, na gasolina.
Um ano após a lei do Petróleo, o decreto N° 2.607, de 28 de maio de 1998, estipulou em 24% a mistura de álcool anidro na gasolina.
Ou seja, na prática, misturar gasolina e etanol na proporção 50/50 é ideal para aqueles que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência. É claro que com essa mistura você não vai extrair o máximo de potência e torque do motor do seu carro, tampouco atingir números astronômicos de consumo.
Resumo da ópera: se for essencial reabastecer seu carro a gasolina, é possível colocar etanol no tanque. Prefira, no entanto, fazer isso quando ainda houver gasolina no tanque. Também é bom evitar ligar o carro quando as temperaturas estiverem muito baixas e voltar a colocar gasolina tão logo seja possível.
Posso misturar álcool aditivado com gasolina comum ou aditivada? Pode. As concentrações normais de aditivos não devem ser suficiente para causar danos. Mas nunca use aditivo específico para etanol com outro combustível e vice-versa.
O álcool etílico (álcool comum) forma com a água uma mistura azeotrópica (95,5% de álcool e 4,5% de água) que destila à temperatura de 78,1° C. Este é um caso de mistura homogênea de líquidos que não pode ser separada por processo físico como, por exemplo, a destilação.
Isso acontece porque essa interação entre as moléculas de água e etanol é muito intensa e bastante estável, portanto, não precisam de muita energia para se manterem unidas. Já quando elas estão separadas, a estabilidade é menor, precisando de mais energia para manter as ligações de hidrogênio.
Ao se misturar gasolina com etanol anidro (sem água), há interações intermoleculares do tipo dipolo induzido – dipolo induzido entre os hidrocarbonetos e a cadeia carbônica do etanol, formando uma mistura monofásica.
Em 1925, surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combus- tível. Em 1933, o governo de Getúlio Vargas criou o Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e, pela Lei nº 737, tornou obri- gatória a mistura de etanol na gasolina.
A queima incompleta da gasolina produz monóxido de carbono, um gás-estufa que aumenta o problema do aquecimento global. Com a adição de etanol, essa poluição diminui. O percentual indicado de cerca de 25% foi criado justamente para poder diminuir os poluentes e também melhorar a limpeza interna do motor.
História da produção de etanol no Brasil
A história do etanol no Brasil remonta ao início do século XX, mais especificamente à década de 1920, quando as primeiras experiências de desenvolvimento de álcool combustível foram realizadas.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determina que o teor de etanol na gasolina deve estar entre 25% e 27% em volume.
O produtor não pode vender para os postos diretamente. A legislação brasileira define claramente três papéis, regulamentados pela ANP: o produtor (de etanol, diesel e gasolina), as distribuidoras e a revenda, que são os postos de combustível.
Adulteração da gasolina e suas consequênciasGeralmente, essa adulteração é feita acrescentando-se etanol à gasolina acima do especificado por lei. ... São usados também outros solventes como a aguarrás e o solvente para borracha (SPB ou benzina industrial).
Com uma proveta em mãos, a gasolina e água, é possível medir se a gasolina é adulterada. Basta colocar as mesmas proporções de água e do combustível. Elas vão se separar, já que água e gasolina não se misturam. Deve haver um volume maior de água, já que o álcool estará unido a ela.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), as principais adulterações são por excesso de álcool na gasolina, presença de solventes e também metanol.
Isso se dá porque as moléculas de álcool estabelecem ligações ou pontes de hidrogênio com as moléculas da água, diminuindo os espaços entre elas.
Os líquidos querosene e gasolina são apolares, esta força intermolecular os mantém unidos, enquanto a água fica separada por que é polar. Todos os compostos derivados do petróleo são formados por hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio), são semelhantes (apolares) e miscíveis entre si.
Quanto custa um intercâmbio pela AIESEC?
Como preencher formulário do Facebook?
Como funciona o sistema de PdL no LoL?
Quem assina o recibo de compra e venda de veículo?
Como preencher o contrato de locação de imóvel?
Quanto tempo é o curso do Barro Branco?
Como editar e escrever em um arquivo PDF?
Como funciona o sistema de Handicap?
O que fazer para ter persistência?
Como funciona o guia de motéis?
Como preencher uma ficha admissional?
Como fazer uma ficha de avaliação postural?
Quais os cuidados que devemos ter com o prontuário médico?
Como preencher corretamente uma ficha de anamnese?
Tem limite para usar o caixa tem?