Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
"Porquê", escrito junto e com acento circunflexo, possui o valor de substantivo na frase e significa “motivo” ou “razão”. Ele aparece nas sentenças precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
...
Porque pode ser substituído por:pois;visto que;uma vez que;por causa de que;dado que;…
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. ... Usamos PORQUE (junto e sem acento circunflexo) quando introduzimos uma explicação e uma causa.
39 curiosidades que você vai gostar
Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”. ... No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”.
- Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas. Exemplo: você não vai a faculdade, por quê? - Porque: usado em respostas e pode ser substituído pela expressão “pois”.
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. ... Alguns professores recomendam tentar trocar o "porque" junto por "pois".
Usamos POR QUE (separado e sem acento circunflexo) nos seguintes casos: a) Nas frases interrogativas (quando escrevemos no início das frases) e quando equivale à "razão", "motivo" e "causa". Por exemplo: Por que você não varreu o chão?
Como fazer termo de compromisso e responsabilidade?
Como reduzir o tamanho da tela do Samsung?
Será que o meu número Tim foi bloqueado?
Como funciona o Crédito de Carbono no Brasil?
O que podemos fazer para reduzir o consumo de papel?
Pode lavar pelego de carneiro?
Como funciona o Signal mensageiro privado?
Como usar vinagre para desinfetar?
Quais as vantagens de optar pelo lucro real?
Como fazer limpeza de ferimentos?
Como funciona o esquema do mensalão?
Como lavar os pincéis e esponjas de maquiagem?
Como chama estilingue no Pernambuco?
Como fazer lavagem Nasal para rinite?