Lutero não queria começar uma nova religião, queria apenas reformar, ou mudar, a que já existia, mas os líderes da Igreja não ficaram satisfeitos com seus questionamentos. Ele e os que partilhavam de suas ideias foram expulsos da Igreja Católica.
O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha.
Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI, que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.
As doutrinas luteranas eram humanistas, pois colocavam o ser humano como único responsável pela própria salvação. Para Lutero, não havia mais intermediários entre os homens e Deus. ... Lutero também defendia que a Igreja não era o caminho para a salvação, pois o papel da Igreja era o de apontar o caminho até ela.
O luteranismo é um dos principais segmentos cristãos do mundo, com aproximadamente mais de 77 milhões de fiéis, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão.
Martinho Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica, foi questionar se a Igreja estava, em verdade, cumprindo a essência do Cristianismo.
No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.
Em 3 de janeiro de 1521, o papa Leão 10 excomungava o teólogo alemão Martinho Lutero. Era o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã que acabaria numa das mais importantes cisões do Cristianismo.
A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero advocava-a através do princípio de que "a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo", contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma "salvação pelo amor e pelas boas obras".
O luteranismo marcou a teologia, história e política da Alemanha e da Europa. Por isso, deixou consequências no mundo, principalmente na Europa. Atualmente, a quantidade de protestantes no mundo só fica atrás da de católicos, sendo cerca de 37%.
A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo.
Em 1597, os próprios teólogos de Wittenberg definiram-se a si próprios como "luteranos", tornando assim o termo tradicional e usado em todo o mundo até os dias de hoje. Martinho Lutero, um católico romano fervoroso, decidiu entrar para o claustro num mosteiro Agostiniano, sendo ordenado padre em 1507.
Os principais grupos protestantes começaram a se estabelecer na América do Sul no século XIX. Os luteranos estabeleceram a primeira congregação no Brasil em 1824. Os presbiterianos se instalaram “na Argentina em 1836, no Brasil em 1859, no México em 1872, e na Guatemala em 1882.
Como calcular espetinhos por pessoa?
Como se escreve 17 por extenso?
A quantos anos o brasil foi descoberto?
Quanto tempo a gata fica gravida?
Como amolecer fezes duras rapidamente?
Como calcular área de telhado com inclinação?
Quantos quilos de feijão produz um hectare?
O que é o que é que não anda mas pode circular o mundo inteiro?
O que é a preclusão administrativa?
Qual a posição do coração em relação ao osso esterno?