Em outubro de 2002 o cientista Dimitri Malashenkov, que participou do lançamento do Sputnik 2, revelou que Laika morreu de cinco a sete horas após a decolagem, devido ao estresse e ao superaquecimento.
A causa mortis da tripulante canina só foi revelada depois de décadas, em 2002, como sendo fruto do estresse causado pelo superaquecimento da cabine ao entrar em órbita.
Em 2002, o cientista Dimitri Malashenkov, que participou do lançamento do Sputnik, revelou que Laika havia morrido entre cinco e sete horas depois da decolagem, devido ao estresse e superaquecimento.
A simpática cadela é lembrada como heroína, mas morreu torrada em uma nave espacial poucas horas após começar a orbitar a Terra.
E elas não decepcionaram os cientistas. Anita acabou morrendo na estação espacial, pouco antes de retornar à Terra, enquanto Arabella morreu na cápsula de regresso, durante a reentrada na atmosfera. Os corpos das “aranhas-astronautas” estão em exposição no Museu Smithsonian, em Washington.
36 curiosidades que você vai gostar
Durante a década de 1950 e a década de 1960, a União Soviética utilizou vários cães como seres substitutos em testes de voos sub-orbitais e orbitais, a fim de determinar a possibilidade do voo espacial humano. Nestas duas décadas os soviéticos lançaram missões tripuladas com pelo menos 57 cachorros.
No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.
Cadela russa Laika sobreviveu apenas algumas horas no espaço a bordo do satélite Sputnik 2. Há exatos 60 anos, no dia 3 de novembro de 1957, a cadela Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço e orbitar o planeta Terra.
O fóssil mais antigo de um cão doméstico (Canis lupus familiaris) é uma mandíbula (osso que forma o queixo) de 14.700 milhões de anos de idade, achada na Alemanha – o que nos mostra que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos!
Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.
Moscas, peixes, tartarugas, lesmas, minhocas e abelhas já tiveram sua experiência extraterrena. Até mesmo aranhas foram enviadas para testar suas habilidades de tecer uma teia em ambiente de microgravidade. A viagem de animais ao espaço começou em 1947, quando os americanos enviaram moscas-das-frutas em uma cápsula.
Ouça este artigo: Filho de pais camponeses, nascido em 9 de março de 1934 em uma fazenda em Kluchino, distrito de Gjatski (atual Gagárin), Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta da antiga União Soviética e também o primeiro homem a ir ao espaço e viajar na orbita da Terra.
O Sputnik 1 foi lançado pelos soviéticos no dia 4 de outubro de 1957 e foi o primeiro satélite artificial a ser lançado pela humanidade.
Em 3 de novembro de 1957, a cachorrinha Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço. A viagem a bordo do satélite soviético Sputnik 2 permitiu observações importantes para futuras viagens espaciais.
Ao levar ao espaço o primeiro satélite, o primeiro ser humano e a primeira estação orbital, a União Soviética conseguiu vencer os Estados Unidos, grande rival na Guerra Fria e cujo programa espacial, desenvolvido sob orientação do engenheiro alemão Wernher von Braun, era mais sofisticado e contava com mais fundos.
O fim da corrida espacial aconteceu em 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos americanos e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos.
Assim como a Guerra Fria, a corrida espacial foi disputada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, URSS, e os Estados Unidos, países que saíram como vencedores após a Segunda Guerra e que estavam em busca de garantir uma hegemonia econômica.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
Entre 1948 e 1961, 48 cães foram enviados pela o espaço pela União Soviética e 20 deles morreram. Duas tartarugas, moscas e o chamado bicho-da-farinha orbitaram em volta da lua em 1968, e seguiram-se sapos, gatos e aranhas.
O tardígrado, invertebrado que vive em musgos, é o animal mais resistente do mundo, já que é capaz de sobreviver no espaço e até procriar na volta à Terra sem nenhum tipo de proteção; sendo também resistentes a extremos de calor, frio e radiação.
Mas o mais importante para os pesquisadores é o que estava dentro do aracnídeo: estruturas respiratórias compatíveis com a vida na terra, e não na água, e com a respiração do ar. O escorpião é o mais antigo animal a apresentar tais evidências.
Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a pisar em superfície lunar. Buzz Aldrin foi em seguida.
Exclamou Iuri Gagarin, cosmonauta russo e primeiro ser humano a ir ao espaço, em 12 de abril de 1961.
Como abrir uma loja virtual de roupas com pouco dinheiro?
Qual tipo de vaso para plantar antúrio?
O que precisamos em uma sala de RM?
Como montar uma cozinha muito pequena?
Como cortar a franja e o cabelo?
O que colocar em uma sala de estar?
Como recuperar um dente quebrado em casa?
Como montar uma sala de estar com TV?
Como copiar e colar uma planilha no Excel para outra com a mesma formatação?
Como fazer uma sala bonita e barata?
Como explicar o movimento aparente do Sol?
Quanto custa montar uma fábrica de argamassa?
Como pagar o Instagram para divulgar?
Como pagar IPTU que está na dívida ativa?
Quando um veículo de propriedade de pessoa jurídica e autuado Quem responde pela pontuação?