Estresse favorece a multiplicação do vírus O organismo mais fragilizado abre espaço para que a infecção volte a se manifestar. “O estresse diminui a imunidade, permitindo que o vírus que estava latente se multiplique, causando lesões”, afirma a dermatologista Marcela Benez.
Tratamento. Na maior parte dos casos, o herpes-zóster evolui para cura espontânea, sendo receitados medicamentos para alívio das dores, como antitérmicos ou anti-histamínicos. Recomenda-se lavar a região com água e sabonete e fazendo o corte adequado das unhas para minimizar o risco de proliferação.
Gengivite. O estresse pode levar a inflamação na gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e, em casos de estresse, pode aparecer por causa da falta de cuidados com a higiene bucal, da baixa imunidade e da diminuição na produção de saliva.
Causada por um vírus, o herpes simplex 1 (HSV), essa infecção recorrente começa com um formigamento nos lábios e segue com uma coceira até que, finalmente, eclodem as bolhas. Por fim, elas se transformam em feridas. Estima-se que cerca de 90% da população mundial tenha o vírus do herpes alojado no organismo.
“As complicações mais frequentes do vírus herpes simples são infecções de repetição que podem chegar a atrapalhar o cotidiano e infecções secundárias da lesão. Nesses casos, uma bactéria infecta por cima da úlcera viral, aumentando o tamanho e a dor”, explica a infectologista Keilla Freitas.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
Se estiver com herpes, evite ingerir alimentos ácidos, como abacaxi, laranja, limão, lima, pimenta e vinagre. Lave as mãos com frequência e evite tocar as lesões. Consulte seu médico ao suspeitar estar com herpes simples, embora não seja uma doença considerada grave, requer tratamento específico.
Na boca, o estresse afeta diretamente ao aparecimento de problemas. Uma pessoa nervosa tende a evoluir hábitos errôneos e, com isso, as cáries e o mau hálito podem aparecer. Um indivíduo que abuse de álcool e do tabaco demasiadamente está propício a desencadear essas doenças, pois o organismo estará mais fragilizado.
Quais são as complicações da Herpes Zóster? A Herpes-Zóster pode provocar algumas complicações, listadas abaixo. Ataxia cerebelar aguda, que pode afetar o equilíbrio, fala, deglutição, movimento dos olhos, mãos, pernas, dedos e braços. Trombocitopenia, ou seja, baixa quantidade de plaquetas, responsáveis pela coagulação, no sangue.
Assim, crianças ou outras pessoas que nunca tiveram catapora devem permanecer distantes das pessoas com herpes zoster e não ter contato com suas roupas, roupas de cama e toalhas, por exemplo. Pessoas que já tiveram catapora quando estão em contato com uma pessoa com herpes zoster estão protegidas e normalmente não desenvolvem a doença.
O herpes zóster causa intensa dor e bolhas na pele, afetando principalmente o tórax ou a lateral da barriga. Veja fotos, como são os sintomas e o tratamento. Essa doença afeta pessoas que já tiveram catapora, e pode ser contagiosa afetando pessoas que nunca tiveram catapora.
Qual o nome da cirurgia do nariz?
Como ser um ator mirim da Rede Globo?
Tem como tirar a segunda via da identidade sem pagar?
Qual o valor de uma lipo LAD na barriga?
Como conectar meu Chromecast na TV?
Como emparelhar iPhone com a TV?
Qual é o nome da Coelha do Talking Tom?
O que quer dizer Soteriologica?
Quem nasce na Jamaica em inglês?
Como chama a parte de dentro do lábio?
Para que Thanos usou as jóias novamente?
Qual é a fórmula da água e O que representa essa fórmula?
Como se chama a doença causada pela falta de vitaminas?