Por ser um planeta que se move mais lentamente, Saturno recebeu esse nome em homenagem ao deus romano do tempo, que, na mitologia grega, atende por Cronos (é por isso que usamos termos como "cronologia", "ordem cronológica", "cronômetro", etc). Ele era filho de Urano e Gaia, e pai de Júpiter.
Um dos titãs e pai de Júpiter, Saturno nomeia o planeta no que pode ter sido uma representação de pai e filho pela mitologia romana. Saturno é o Deus da Agricultura dos romanos, o equivalente a Kronos, Deus pai de Júpiter, na mitologia grega.
Saturno: o deus do tempo
Saturno é o segundo maior planeta do nosso Sistema Solar, conhecido pelos seus misteriosos anéis. ... Por ser o planeta que se move de forma mais lenta, Saturno recebeu o seu nome em homenagem ao deus romano do tempo.
Divindade de origem itálica muito antiga, Saturno era um deus romano que foi sempre identificado com o deus grego Cronos.
Os nomes dos planetas do Sistema Solar e os deuses gregos
Entre os planetas, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são conhecidos desde a Antiguidade; tais corpos celestes receberam esses nomes porque naquela época pensava-se que tais corpos celestes eram deuses.
19 curiosidades que você vai gostar
Sendo assim, os sumérios deram aos planetas nomes de deuses nos quais acreditavam. Anos mais tarde, os romanos renomearam os planetas usando nomes de suas próprias divindades. Por isso, até hoje, o nome dos planetas é uma homenagem à mitologia greco-romana.
Seu nome deriva do deus Mercúrio, o deus mensageiro da mitologia romana. As primeiras observações com telescópio datam de 1610, e Galileu Galilei fez as primeiras constatações. Um dia em Mercúrio dura 59 dias na Terra. Um ano em Mercúrio dura 88 dias na Terra.
Saturno (em latim: Saturnus) era o deus romano da geração, dissolução, abundância, riqueza, agricultura, tempo, renovação periódica e libertação. Em desenvolvimentos posteriores, também se tornou o deus do tempo. Equivale ao deus grego Cronos. É um dos titãs, filho do Céu e da Terra.
A posição de Saturno em um Mapa Astral nos indica como podemos enfrentar as dificuldades da melhor forma, encontrar soluções para problemas que surgem e também como lidamos com frustrações e com nossos deveres.
Ao ingerir a pedra, ele vomita os filhos anteriormente devorados, os quais ajudam Júpiter, ao longo de dez anos de luta ferrenha, a derrotar Saturno.
Os gregos antigos viam tamanha importância nessas duas dimensões de tempo que representaram cada uma delas com um deus diferente. Cronos é o deus do tempo quantitativo, sequencial, ritmado. Kairós, por sua vez, é o deus do tempo qualitativo, do momento oportuno.
Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.
Mercúrio, na mitologia romana, associado ao deus grego Hermes, é um mensageiro e deus da venda, lucro e comércio, o filho de Maia, uma Plêiade, e Júpiter.
Saturno nos signos vem nos mostrar nossas deficiências, faltas e fragilidades. Ele pede responsabilidade e amadurecimento. Esse planeta demora cerca de 29 anos para dar uma volta completa ao redor do sol, enquanto que a Terra leva 365 dias. Assim, ele fica durante dois anos e meio em cada signo.
Na Astrologia, planeta sugere essa e outras características
Para a Astrologia, Mercúrio é o mensageiro, o intérprete e o tradutor de tudo aquilo que está dentro da mente e do coração do homem. Representa também tudo que é formulado por meio dos seus pensamentos, além de captar o que está fora da mente do homem.
Saturno devorando um filho representa o deus Chronos, ou Saturno segundo a mitologia romana, no ato alegórico em que ele comia os filhos que teve com a esposa Reia, por ter medo de ser destronado por um deles. ... Matando seus filhos, era possível manter-se na mesma posição de poder.
Visto da Terra, Saturno aparenta ser uma estrela brilhante no céu, facilmente visível. Somente após a invenção do telescópio, entretanto, descobriu-se seus anéis e satélites. Embora a qualidade dos instrumentos de observação tenha evoluído, o envio de sondas espaciais revelou detalhes sem precedentes.
Os cientistas não sabem exatamente a origem dos anéis, mas umas das hipóteses é que sejam resquícios de cometas, asteroides ou luas que colidiram e se despedaçaram, fazendo com que os fragmentos entrassem em órbita ao redor de Saturno. Dezenas de luas! Saturno tem 62 satélites naturais, como a nossa Lua.
Mercúrio e Vênus não têm luas
Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido ou tentado capturar estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria. Logo, a Lua eventualmente se afastaria e orbitaria o Sol, abandonando o primeiro e menor planeta de nosso sistema.
Mercúrio. A atmosfera de Mercúrio é quase inexistente. Fatores como a gravidade baixa e a temperatura elevada levaram ao seu desaparecimento. Uma vez que a sua massa é muito pequena, a atmosfera desse planeta é bastante rarefeita.
Chamado de Hermes pelos gregos, Mercúrio é filho do deus Zeus e da ninfa Maia e irmão de Apolo. Por ter gênio para a permuta desde o nascimento, Mercúrio é também o deus do Comércio. Seu talento com as palavras rendeu-lhe o título de deus da eloquência e a função de mensageiro de Zeus.
Os primeiros planetas foram batizados pela primeira vez pelos sumérios, que viviam na região da Mesopotâmia (atual Iraque) há aproximadamente 5 mil anos. ... Sendo assim, os nomes que até hoje usamos para planetas e suas luas são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana, nomes esses que atravessaram os séculos.
Babilônia. A primeira civilização que se sabe ter possuído uma teoria funcional para os planetas foi a babilônica, que viveu na Mesopotâmia no primeiro e segundo milênios a.C..
Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...
Mercúrio, correspondendo a Hermes na mitologia grega, era filho de Júpiter e Bona Dea. Ele era o deus dos viajantes, ladrões e do comércio, sendo também, a personificação da inteligência. O deus Mercúrio era encarregado de levar as mensagens de um deus para o outro.
Como se chama a Fênix irlandesa?
Como geralmente estavam divididas as sociedades na época em que o Estado foi criado?
Como restaure as permissões corretas nos diretórios de dados da pesquisa do Windows?
Quantas partes se divide o software?
Qual é o coletivo de grupo de vereadores?
Como é chamado o filho de um duque?
Como se chama o jogador de badminton?
Como lidar com enteado mal educado?
Tem como recuperar uma atividade no Strava?
Como redirecionar uma porta para outra?
Como reduzir a desigualdade dentro dos países?
Como redirecionar emails do Outlook para outra conta?
Como as pessoas se vestem na Tanzânia?
Quando usar a vírgula no inglês?
Qual o produto para tirar acidez do leite?
Qual é o teste para descobrir se uma hipótese e científica ou não?