É determinado pela genética e por fatores biológicos que escapam ao nosso controle. Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, a renovação cutânea fica prejudicada, a qualidade elastina, da fibra que dá sustentação à pele, piora e a cútis se torna mais ressecada.
O envelhecimento faz com que a derme (camada intermediaria da pele, localizada logo abaixo da epiderme) vá perdendo elasticidade, hidratação e oleosidade. Essas mudanças fazem com que a pele fique mais fina, frágil e consequentemente mais vulnerável a infecções, machucados e doenças de pele em geral.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele.
“O aspecto envelhecido da pele envolve perda do viço, surgimento de rugas, flacidez e manchas, principalmente”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. “Não há uma idade específica, mas após os 30 ou 35 anos, quando a produção de colágeno diminui, já é possível observar alguns desses sinais”, completa a médica.
Veja algumas dicas de cuidados da pele do idoso:
É na terceira idade também que as pessoas percebem que o órgão chega a ficar bem mais fino, o que pode ocasionar, por exemplo feridas, infecções e coceira. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, representa cerca de 15% do seu peso e se divide em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
Segundo estudiosos, podemos falar em cinco tipos de envelhecimento: o biológico; cronológico; funcional; psicológico e social.
A SBD também alerta para uma manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele: o surgimento de manchas amareladas, principalmente na ponta dos dedos. Com o contato da nicotina no local, a partir do calor do cigarro, as unhas também ficam completamente impregnadas com a substância.
29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Você sabia que fumar contribui para o envelhecimento? O cigarro afeta, e muito, a saúde da pele, prejudicando a aparência de quem fuma. Vamos falar sobre as consequências de fumar para a beleza e a saúde da pele e alguns dermocosméticos que ajudam a amenizar esses efeitos.
O cigarro afeta, e muito, a saúde da pele, prejudicando a aparência de quem fuma. Vamos falar sobre as consequências de fumar para a beleza e a saúde da pele e alguns dermocosméticos que ajudam a amenizar esses efeitos. O que o cigarro causa na pele?
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.
Como funcionava a política de valorização do café Qual foi a maior consequência econômica?
Como instalar Sublime no Windows?
Como participar da Promoção Ourocard?
Qual é a origem da dinastia merovíngia?
Quanto tempo para cair os pontos?
É possível desenvolver Tourette?
O que pode ser feito com tampinhas de garrafa pet?
Como eram realizados os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga?
Como funcionava uma oficina de artesãos no fim da Idade Média?
Como funcionava o princípio da balança comercial favorável *?
Qual é a função dos isotônicos?
Como funciona um refletor solar LED?
O que era e como funcionava a Eclésia?
Como cadastrar o veículo no SNE?
Qual broca usar para furar MDF?
Como funcionava o comércio da Mesopotâmia com os outros povos?