É determinado pela genética e por fatores biológicos que escapam ao nosso controle. Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, a renovação cutânea fica prejudicada, a qualidade elastina, da fibra que dá sustentação à pele, piora e a cútis se torna mais ressecada.
O envelhecimento faz com que a derme (camada intermediaria da pele, localizada logo abaixo da epiderme) vá perdendo elasticidade, hidratação e oleosidade. Essas mudanças fazem com que a pele fique mais fina, frágil e consequentemente mais vulnerável a infecções, machucados e doenças de pele em geral.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele.
“O aspecto envelhecido da pele envolve perda do viço, surgimento de rugas, flacidez e manchas, principalmente”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. “Não há uma idade específica, mas após os 30 ou 35 anos, quando a produção de colágeno diminui, já é possível observar alguns desses sinais”, completa a médica.
Veja algumas dicas de cuidados da pele do idoso:
É na terceira idade também que as pessoas percebem que o órgão chega a ficar bem mais fino, o que pode ocasionar, por exemplo feridas, infecções e coceira. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, representa cerca de 15% do seu peso e se divide em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
Segundo estudiosos, podemos falar em cinco tipos de envelhecimento: o biológico; cronológico; funcional; psicológico e social.
A SBD também alerta para uma manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele: o surgimento de manchas amareladas, principalmente na ponta dos dedos. Com o contato da nicotina no local, a partir do calor do cigarro, as unhas também ficam completamente impregnadas com a substância.
29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Você sabia que fumar contribui para o envelhecimento? O cigarro afeta, e muito, a saúde da pele, prejudicando a aparência de quem fuma. Vamos falar sobre as consequências de fumar para a beleza e a saúde da pele e alguns dermocosméticos que ajudam a amenizar esses efeitos.
O cigarro afeta, e muito, a saúde da pele, prejudicando a aparência de quem fuma. Vamos falar sobre as consequências de fumar para a beleza e a saúde da pele e alguns dermocosméticos que ajudam a amenizar esses efeitos. O que o cigarro causa na pele?
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.
Como contar dias de falecimento?
O que acontece com verbos após preposição recebem o quê?
Para que serve a progesterona na menopausa?
O que o feitiço Sectumsempra faz com a vítima?
Pode comer ovo com dor no estômago?
Qual o jogo mais difícil do Mundo 2021?
Quem está em primeiro lugar na Billboard?
Como saber se a marmita de isopor pode ir no microondas?
Como é o funcionamento de uma lâmpada fluorescente?
Em qual das NR's há previsão de realização da SIPAT nas empresas e por quem deve ser organizada?
Como regularizar o MEI atrasado?
Como fazer um book fotografico profissional?
Como ligar uma televisao a outra por hdmi?
Quais as consequências negativas do utilitarismo?
O que é necessário para pedir Justiça gratuita?
Quais são os sinais de acentuação?
Quanto tempo a concessionária tem para transferir veículo?