As brincadeiras antigas funcionam como pontes para o passado, pois quando as crianças brincam, elas se defrontam o tempo todo com vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Por isso, ... -Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil.
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Conhecer e brincar com brinquedos do passado; 2)Comparar os brinquedos do presente com o do tempo dos avos; 3)Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo, aprender a brincar respeitando regras e limites. 4.
As brincadeiras possuem o objetivo de socializar e interagir com o meio. É por meio delas que as crianças expõem sua criatividade, habilidade e imaginação. Desde a infância esses aspectos são estimulados para promover a evolução durante toda a vida.
Acompanhe a seguir algumas delas!
Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. Podemos citar como exemplos de brincadeiras mais antigas como: roda peão, esconde - esconde, bola de gude, pular corda, pular tabua, pé de lata, amarelinha, etc.
-Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil. -Identificar as brincadeiras mais utilizadas pelas crianças. -Levantar as brincadeiras antigas junto aos familiares e pesquisar suas regras. -Proporcionar momentos para que as crianças vivenciem essas brincadeiras.
Vale a pena resgatar essas brincadeiras em sua casa, experimentando divertimentos que fizeram a infância de tantas gerações, aproveitando ainda para desenvolver habilidades como consciência corporal, lateralidade, atenção e foco, controle de impulsos e habilidades sociais.
Espera-se, também, com a aplicação do projeto do resgate das brincadeiras tradicionais, estimular a interação e a socialização dos alunos, desenvolvendo o interesse e a curiosidade através das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, resgatando a cultura popular e reconhecendo a brincadeira como elemento do desenvolvimento infantil.
Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Carneiro (2007) retrata que a brincadeira é a representação da realidade, ela assume um papel fundamental nas etapas do desenvolvimento da criança.
Como conservar a banana cortada?
Onde personalizar blusa de time?
Qual a importância do professor conhecer seu aluno?
Quais produtos fazem parte da logística reversa?
Qual o significado da ionização?
Como montar um delivery de espetinho em casa?
Quais os elementos estruturais exemplifique cada um deles?
Como fazer uma lista de dados no Excel?
Como configurar a Cortana corretamente?
Como montar uma planilha de controle de gastos?
Qual a importância do Executivo do Legislativo e do Judiciário?
Como foi a chegada de Cristóvão Colombo na América?
Qual o investimento inicial para abrir uma ótica?
Porque o teatro grego foi importante?
Como fazer uma árvore genealógica da família com fotos?