O conhecimento da cultura local reforça a valorização bem como o incentivo ao desenvolvimento da região. Para estudarmos esses aspectos propulsores da realidade atual devemos levar em questão, que a cultura popular sofre alterações que contemplam os aspectos econômicos, administrativos, educativos e sociais.
A valorização da arte e da cultura é fundamental para a construção da sociedade e para fomentar o desenvolvimento econômico, que leva a possibilidades de novos negócios, geração de emprego e renda.
Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que socializamos com os demais. ... Conhecer outras culturas nos torna mais empáticos com as diferenças, ajuda a compreender as adversidades e desmistifica velhos preconceitos.
Trabalhar com a arte e a cultura brasileira na Educação torna possível a construção da identidade individual e coletiva, pautada em valores que vão muito além dos divulgados pelos meios de comunicação de massa.
A importância de se conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais. Resumo. ... A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas.
38 curiosidades que você vai gostar
Parte do patrimônio de um povo é sua diversidade cultural, que abrange vários aspectos incluídos na hoje reconhecida economia criativa. Esta envolve diversas vertentes: folclore, música, artesanato, modos e modas de vestir e gastronomia.
A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. ... Nesse sentido, compreende-se que não se faz educação de qualidade sem uma educação cidadã, uma educação que valorize a diversidade.
Saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. ... Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas. ... Além disso, esta diversidade torna o nosso país um lugar mais interessante para se viver.
Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.
Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador. Pesquisar e conhecer sobre o trabalho dos artistas regionais e principalmente, valorizar o seu significado e a sua expressividade.
Redução da ansiedade e estresse
Segundo a Teoria de Maslow, entre as necessidades naturais do ser humano encontra-se a estima, que envolve o sentimento de reconhecimento. Sendo assim, a empresa está contribuindo para o bem-estar psicológico do indivíduo ao praticar a valorização profissional.
A importância da cultura na sociedade
Como já mencionado, a cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes.
aprende-se sobre o outro; quebram-se crenças de que o que é diferente é ruim ou pior; adquire-se novas perspectivas; entende-se que todos têm suas peculiaridades.
Inclua também pessoas de outras culturas nas atividades e acontecimentos da sua própria. Uma das formas de conseguir que alguém respeite sua cultura é fazer com que essa pessoa considere que pode interagir com a sua também. A inclusão é uma parte importante do respeito quando se trata da mistura de culturas.
O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.
Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. ... A cultura que marca a diferença entre o brasileiro e qualquer outra nação do mundo é uma vantagem que pode ser explorada de forma positiva.
ExemplosCultura popular.Cultura sertaneja.Cultura do Centro-Oeste.Cultura sulista.Cultura nordestina.Cultura nortista.Folclore brasileiro.Samba.
Devido à extensão territorial e ao processo de povoamento com povos de diferentes origens, o Brasil é um país com imensa diversidade cultural. ... A origem da formação cultural brasileira está ligada, sobretudo, aos indígenas, aos negros escravizados e aos imigrantes europeus.
O primeiro e mais importante argumento a favor da diversidade cultural brasileira diz respeito à nossa própria cultura, pois ela só é o que é hoje por conta do curso da história que proporcionou todos os acontecimentos citados nos tópicos anteriores. Se não fosse diversa, não seria a cultura brasileira que temos hoje.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
Já a valorização é o ato de enxergar o valor da pessoa como colega ou ser humano, ou seja, referindo-se a quem a pessoa é. A grande diferença entre reconhecimento e valorização é o motivo em que eles são demonstrados. Normalmente reconhecemos resultados positivos e tangíveis.
Valorização pessoal é conseguirmos dar valor ao que temos em nós, com o bom e o menos bom. Seja a nível fisico, psicológico ou emocional. Pode dizer-se então que uma forma de conseguirmos isso é através da auto-aceitação.
O que diz o artigo 167 da Constituição Federal?
Como foi a descoberta da radiação?
Qual a conjugação do verbo ver?
Como se chama quem trabalha em matadouro?
Pode usar Nebacetin para candidíase?
Porque levamos um susto quando estamos quase dormindo?
Qual a linha ideal para fazer colcha?
Qual a grafia correta de dia a dia?
O que significa percentil 5 na gravidez?
Qual o verdadeiro objetivo do pregador?
Quais os tipos de argumentação lógica?
O que acontece quando o réu perdeu o prazo da contestação?
Quanto à demanda elástico e inelástico?
O que é responsabilidade extracontratual?
O que não pode faltar no buffet de casamento?