O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial. Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético. Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral. Reduz o estresse e alivia dores.
Chocolate faz bem à saúde
Segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada, “o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim”.
Segundo Garcez, comer chocolate até se esbaldar em longo prazo pode trazer consequências metabólicas mais sérias, por causa do açúcar e da gordura presentes nele —o que é agravado ou não conforme as outras características da sua alimentação.
Esse alimento apresenta em sua composição o aminoácido triptofano, responsável por estimular a ativação da serotonina e da dopamina, que estão relacionadas, além da melhora do humor, com a diminuição da depressão e da ansiedade.
O chocolate amargo consumido com moderação ajuda no controle da pressão arterial, assim prevenindo doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Isso deve-se ao grande poder anti-inflamatório do cacau, rico em antioxidantes fenólicos, como os flavonoides.
24 curiosidades que você vai gostar
Se o chocolate é um alimento saudável? A resposta que os chocólatras esperam desta pergunta é SIM! Além de dar uma leve sensação de bem-estar, o chocolate, principalmente o amargo, possui flavonóides, substância encontrada naturalmente no cacau como também em frutas, vegetais, chás e vinho tinto.
Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, já que tem menos açúcar e menos gordura. ode comer chocolate todos os dias, não há problema. Até 25 gramas, 30g de chocolate por dia. O que equivale a mais ou menos uma barra ou um bombom”, explica a nutricionista Mariana D Ávila à Globo.
O chocolate é um dos alimentos mais favoritos do mundo. E ele traz consigo diversos benefícios, mas para que os mesmos consigam agir de maneira adequada é necessário que se consuma apenas a quantidade ideal por dia, que segundo o Ministério de Saúde Brasileiro e de apenas 30 gramas.
Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose.
Nesse caso, a alfarroba, espécie de vagem que, triturada e torrada, produz farinha capaz de substituir vários componentes do chocolate, como ovos, leite, glúten, açúcar e até mesmo o cacau, sendo uma opção válida.
Por que não é indicado comer chocolate ou carnes gordurosas quando faço piercing ou tatuagem? A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização.
Chocolate é um dos alimentos que cachorro não pode comer
Por isso, não deve ser dado para o cachorro, nem para gatos, coelhos ou outro pet que você possa ter em casa. A substância presente nesse alimento e que é tóxica para eles é chamada de teobromina. Ela vem do cacau, que é a principal matéria-prima do chocolate.
Especialistas indicam consumir a guloseima depois do almoço e também listam as melhores opções para incluir no cardápio. Infelizmente, a hora ideal para devorar um chocolate não é quando bate aquela vontade incontrolável.
Além de ser rico em antioxidantes, o chocolate amargo também possui calorias e gorduras, por isso, para ter os benefícios do chocolate para a saúde o chocolate deve, de preferencia, ser consumido após uma refeição como café da manhã ou almoço, devendo-se evitar seu consumo nas outras horas do dia.
O chocolate amargo possue maiores quantidades de cacau e, por isso, mais benefícios. Ou seja, o ideal é não ultrapassar 30 g por dia, que é o equivalente a dois bombons ou uma barrinha pequena.
Benefícios do chocolate amargoMelhora o metabolismo. Um dos maiores benefícios do chocolate amargo e também um dos mais desconhecidos é o aumento do metabolismo. ... Diminui o apetite. ... Aumenta a sensação de bem estar. ... É rico em antioxidantes. ... Protege o coração. ... É rico em fibras. ... Melhora a resposta ao estresse.
Chocolate amargo: Conta com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição. Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.
Contudo, o cardiologista alerta que se consumido exageradamente pode virar ruim, por ser muito calórico. No mesmo sentido, Silvia ressaltou que uma pequena barra de chocolate, entre 30 e 50 gramas, está liberada e é até recomendável. “Só não pode ser o tablet inteiro”, acrescentou a nutricionista.
Quando consumido em excesso, o chocolate pode gerar alguns processos alérgicos no corpo, inchaços, náuseas e aumentar muito o nível de glicose no sangue (o que é extremamente perigoso para quem tem diabetes, por exemplo).
Assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sucos. – Segure o carboidrato. Dê um tempo nos pães, biscoitos, macarrão.
Não é à toa que você sente aquela sensação de prazer depois de comer um bombom. O chocolate também é rico em tirosina, substância que estimula não só a liberação de endorfina, como também a produção de serotonina e dopamina.
Prefira os chocolates com maior concentração de cacau
Por isso, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais indicado ele é para o consumo. Nesse caso, deixe de lado aquele bombom cheio de açúcar e prefira os chocolate que tenham, pelo menos, 70% cacau na composição.
Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que estas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois assim, estas calorias serão gastas durante o dia.
Você sabia que tem um horário ideal para comer o chocolate sem culpa? “Seria após a principal refeição, no caso o almoço, porque teriam outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e até mesmo gordura. ... Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, porque tem menos açúcar e menos gordura.
Quem comer um pouco de chocolate no café da manhã, pode contar com os efeitos para queimar gordura e reduzir os níveis de glicose no sangue. Antes de dormir, o chocolate ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar a qualidade do sono.
Quantas hipotecas podem ter um imóvel?
Quais são as 5 hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito?
Em que caso Deve-se utilizar o CST 050 PIS e COFINS?
Qual a diferença entre FPS 30 e 60 jogos?
Qual o prazo para registro de empregado?
Quais são as cores dos riscos ambientais?
Quando o vigilante tem direito a intrajornada?
Como evitar que cebola de gases?
Quantas telas no Amazon Prime?
O que é Acabamento 45 graus no granito?
Como se faz o cálculo INPC acumulado?
Quais são os conteúdos da Educação Física ensino médio?
Qual o valor que posso vender no MEI?