Conquanto ou porquanto Conquanto é sinônima de embora e porquanto é sinônima de porque, indicando a explicação, a conclusão ou a causa de uma ideia expressa numa oração anterior.
Conquanto e porquanto
Conquanto é uma conjunção concessiva, utilizada para expressar o valor de uma ideia oposta. Já a conjunção porquanto é explicativa, que introduz uma justificativa que já foi mencionada anteriormente.
Porquanto é confundido muitas vezes com conquanto. Contudo, estas duas conjunções não são sinônimas. Porquanto é sinônima de porque e conquanto é sinônima de embora, apresentando uma ideia de contraste e contradição em relação ao acontecimento de uma oração principal.
Significado de Conquanto
conjunção Embora; se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto. [Gramática] Conjunção utilizada para relacionar duas orações, sendo que a oração subordinada contém um fato contrário ao que foi afirmado pela oração principal. Etimologia (origem da palavra conquanto). Com + quanto.
A sequência «conquanto que» não é uma locução legítima, porque a forma que está correta e que se usa efetivamente é contanto, não com sentido condicional, mas com valor concessivo, conforme se observa no Dicionário Houaiss: «introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação ...
38 curiosidades que você vai gostar
conjunção Porque; visto que: não foi ao casamento, porquanto perdeu o avião. [Gramática] Utilizada para unir orações ou períodos que possuam as mesmas características sintáticas.
14 sinônimos de porquanto para 1 sentido da palavra porquanto: Indica o motivo ou causa de algo: 1 porque, pois, visto que, dado que, uma vez que, por causa de, por isso que, posto que, pois que, já que, como, em razão de, em virtude de, em consequência de.
8 sinônimos de conquanto para 1 sentido da palavra conquanto: Se bem que: 1 no entanto, não obstante, ainda que, todavia, embora, nada obstante, contudo, se bem que.
Sinônimos de portantoPor conseguinte.Logo.Consequentemente.Por isso.Assim sendo.Em vista disso.Sendo assim.Desse modo.
Todavia; não obstante.
De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Logo, podemos concluir que essas conjunções apesar de terem nomes parecidos possuem interpretações distintas e trazem relações diferentes entre as palavras e frases. De forma que, portanto, traz um significado de conclusão, porquanto de explicação e conquanto de concessão.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
6 sinônimos de ao passo que para 1 sentido da expressão ao passo que: À medida que: 1 à medida que, à proporção que, conforme, ao mesmo tempo, enquanto, durante o tempo em que.
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
Conjunções Conclusivas
Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.
As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.” Vocês podem substituí-lo pela expressão “por isso”.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto.
Significado de Contudo
conjunção Indica oposição ou limitação; mas, porém, no entanto, todavia: o artista convenceu sua plateia, contudo não foi bem aceito pela crítica.
O que é o sistema nervoso parassimpático?
Quais personagens de Harry Potter são Infp?
Qual é o raio do planeta Terra?
O que significa expedição de alvará?
Quem é o atual comandante da Rota?
Qual o bioma mais quente do mundo?
Qual que é minha senha do Google?
Qual é mais resistente ferro ou alumínio?
Onde é feita uma pintura rupestre?
Qual é a melhor internet Vivo ou Claro?
Porque o leão é o rei da selva e não o tigre?
Qual as principais causas de reverberação do som em um ambiente?
Quantos tipos de câncer existem?
Como saber se o canceriano gosta de mim?
É permitido andar com Taser no Brasil?
Qual tratamento para endométrio fino?