Conquanto ou porquanto Conquanto é sinônima de embora e porquanto é sinônima de porque, indicando a explicação, a conclusão ou a causa de uma ideia expressa numa oração anterior.
Conquanto e porquanto
Conquanto é uma conjunção concessiva, utilizada para expressar o valor de uma ideia oposta. Já a conjunção porquanto é explicativa, que introduz uma justificativa que já foi mencionada anteriormente.
Porquanto é confundido muitas vezes com conquanto. Contudo, estas duas conjunções não são sinônimas. Porquanto é sinônima de porque e conquanto é sinônima de embora, apresentando uma ideia de contraste e contradição em relação ao acontecimento de uma oração principal.
Significado de Conquanto
conjunção Embora; se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto. [Gramática] Conjunção utilizada para relacionar duas orações, sendo que a oração subordinada contém um fato contrário ao que foi afirmado pela oração principal. Etimologia (origem da palavra conquanto). Com + quanto.
A sequência «conquanto que» não é uma locução legítima, porque a forma que está correta e que se usa efetivamente é contanto, não com sentido condicional, mas com valor concessivo, conforme se observa no Dicionário Houaiss: «introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação ...
38 curiosidades que você vai gostar
conjunção Porque; visto que: não foi ao casamento, porquanto perdeu o avião. [Gramática] Utilizada para unir orações ou períodos que possuam as mesmas características sintáticas.
14 sinônimos de porquanto para 1 sentido da palavra porquanto: Indica o motivo ou causa de algo: 1 porque, pois, visto que, dado que, uma vez que, por causa de, por isso que, posto que, pois que, já que, como, em razão de, em virtude de, em consequência de.
8 sinônimos de conquanto para 1 sentido da palavra conquanto: Se bem que: 1 no entanto, não obstante, ainda que, todavia, embora, nada obstante, contudo, se bem que.
Sinônimos de portantoPor conseguinte.Logo.Consequentemente.Por isso.Assim sendo.Em vista disso.Sendo assim.Desse modo.
Todavia; não obstante.
De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Logo, podemos concluir que essas conjunções apesar de terem nomes parecidos possuem interpretações distintas e trazem relações diferentes entre as palavras e frases. De forma que, portanto, traz um significado de conclusão, porquanto de explicação e conquanto de concessão.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
6 sinônimos de ao passo que para 1 sentido da expressão ao passo que: À medida que: 1 à medida que, à proporção que, conforme, ao mesmo tempo, enquanto, durante o tempo em que.
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
Conjunções Conclusivas
Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.
As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.” Vocês podem substituí-lo pela expressão “por isso”.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto.
Significado de Contudo
conjunção Indica oposição ou limitação; mas, porém, no entanto, todavia: o artista convenceu sua plateia, contudo não foi bem aceito pela crítica.
Como montar uma mesa para o ano novo Simples?
Quanto tempo demora para cair um depósito por boleto Nubank?
Como funciona carta aviso de recebimento?
Como arrumar um jantar de Natal?
Como montar etiqueta de pasta suspensa?
Como criar uma nova partição NTFS?
Como montar parede com porta retratos?
Como escrever uma partitura no MuseScore?
Qual a diferença de um engenheiro para um arquiteto?
Como importar notas de entrada no domínio?
Quando se deve usar uma pipeta?
O que é manutenção e quais seus objetivos?
Para que é indicado a Furosemida?
Quem não pode tomar chá de Moringa?
Como imprimir um boleto da Amazon?
Quanto tomar de vitamina D3 por dia?
Como se credenciar na Vale Card?