Uma das razões que fazem as pessoas evitarem relacionamentos é o medo da perda. O caso é que, a partir do momento em que se cria uma relação com alguém, você precisa estar pronto para perder aquele alguém a qualquer momento. Seja por opção do outro ou por circunstâncias fatais da vida.
Quem sofre de filofobia (do grego, filo = amor e phobos = medo), tende a responder de maneira fóbica, se esquivando da possibilidade de aprofundar relações ou vínculos afetivos.
Existe um outro tipo, a chamada "anorexia emocional", cujas características revelam o contrário das demais, que, em geral, estão associadas ao exagero e falta de controle. Trata-se da dificuldade de estabelecer vínculos afetivos e de se envolver.
2) Filofobia: medo de se apaixonar Quem sofre de filofobia (do grego, filo = amor e phobos = medo), tende a responder de maneira fóbica, se esquivando da possibilidade de aprofundar relações ou vínculos afetivos.
Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém.
Para conseguir superar o medo do compromisso vai ser preciso, em primeiro lugar, reconhecer que ele existe. E depois, procurar saber do que é que se tem medo exatamente. Sim, porque a maioria das pessoas não tem medo do casamento em si, mas das suas implicações e seu do potencial insucesso.
Existe um outro tipo, a chamada "anorexia emocional", cujas características revelam o contrário das demais, que, em geral, estão associadas ao exagero e falta de controle. ... Trata-se da dificuldade de estabelecer vínculos afetivos e de se envolver.
Ele tem medo de se relacionar porque é um homem que segue sua vida em frente. E quando as situações difíceis aparecem para ele, ele não as enfrenta. Tudo isso porque, para ele, os problemas não existem. Para que enfrentar a situação se você pode contorná-las.
Um relacionamento, seja ele de amor ou amizade, acontece quando há troca de sentimentos entre duas pessoas. Neste sentido, algo que pode gerar medo é a incerteza de ser correspondido. Há, ainda, o receio de não conseguir corresponder o que o outro sente e espera e, com isso, de decepcionar o parceiro ou parceira.
O medo de se relacionar costuma acontecer com indivíduos que passaram por situações de abuso quando crianças; sejam eles: físicos, emocionais ou psicológicos. O trauma gera o medo e faz com que a pessoa se afaste daqueles que se aproximam dela.
Isso envolve analisar o quanto do medo em relacionamentos atuais tem a ver com relacionamentos passados – até mesmo as relações com pais, irmãos e pessoas que fazem parte da nossa infância acabam moldando o que buscamos quando adultos.
Como conservar a meia de compressão?
O que é registro profissional OAB e CREA?
Para que serve ponteiro pequeno?
Quem tem direito a um advogado gratuito?
Qual o nome do cabo amarelo da internet?
Quanto tempo o seguro desemprego demora para cair na conta?
Como trabalhar empatia e cooperação?
Quantas mulheres caminhoneiros tem no Brasil?
O que é o projeto hidrossanitário?
O que é uma vida em abundância?
Quais são os três objetivos principais de uma empresa?
Como formar o plural das palavras?