Quando a escola se popularizou, durante o século 18, o tempo de concentração de uma pessoa era bem maior, quase o triplo do que é hoje. E também foi devido a isso que se definiu a duração de cada aula. Acontece que a escola tradicional mantém esta estrutura de aula de 50 minutos até hoje.
De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 4/2009, fundamentado na LDB e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, a duração total do curso deve ser medida em horas legalmente definidas, isto é, de 60 (sessenta) minutos cada, obedecendo-se aos mínimos de carga horária definidos para os cursos.
A LDB estabelece que no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o efetivo trabalho letivo se constitui de 800 horas por ano de 60 minutos, de 2.400 horas de 60 minutos para o Ensino Médio e da carga horária mínima das habilitações por área na Educação Profissional. Esse é um direito dos estudantes.
Ela sugere reduzir de cinco horas, por exemplo, para no máximo três horas. “Os pais não têm esse tempo todo, porque há também uma demanda familiar”.
Cada hora-aula tem o tempo estabelecido em 50 minutos, então seu salário precisa ser calculado em cima da quantidade de horas-aula que você leciona, ou seja 50 minutos por aula. Exemplo, se você trabalha das 13h30 às 17h30, são 4 horas-relógio que devem ser multiplicadas por 60 (minutos) e divididas por 50 (minutos).
28 curiosidades que você vai gostar
Carga horária semanal x valor hora-aula x 4,5 semanas
Ao total dessa conta deve ser acrescentado mais 1/6 referente ao repouso semanal remunerado. Exemplificando: Uma professora de educação infantil que trabalha das 8h até 12h e das 13h30 até 17h30 tem uma jornada diária de 8 horas, que na semana chega a 40 horas.
Para calcular a Carga Horária Diária, basta somar as horas de trabalho, excluindo-se as horas de intervalo. Na verdade, os cálculos relativos à uma Escala de Revezamento partem da carga horária básica definida pela CLT, que é a Escala 6×1.
Em primeiro lugar, o tempo efetivo de duração de uma aula que, na maioria, é de 50 minutos, é denominado hora-aula; E, o período de 60 minutos utilizados para contabilizar a carga horária de integralização do curso é a hora-relógio.
No caso dos cursos presenciais, o cálculo é muito simples. Basta somar as horas que eles durarão.
...
Veja alguns exemplos:Início do curso: 9h -> Término do curso: 11h = Carga horária: 2 horas.Início do curso: 8h -> Término do curso: 18h -> 2 horas para almoço = Carga horária: 8 horas.
Qual o cigarro que faz mais mal?
O que quer dizer cláusula ad judicia et extra?
O que acontece quando tomamos detox?
Como funciona o sensor de movimento PIR?
O que emagrece primeiro no corpo?
Como agradecer Cosme e Damião?
Onde são encontradas as aranhas marrom?
Quais os métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas?
Quem tem Cadastro Único recebe?
Como funcionam as aulas de reforço escolar?
Quem tem direito a Defensoria Pública gratuita?
O que são máquinas simples fundamentais?