O nosso sangue contém muitas substâncias de que não necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das atividades celulares. Por isso têm de ser eliminadas.
Após sair dos túbulos do néfron, a urina, agora completamente formada, contendo água, ureia, sal e outras substâncias, chega ao ducto coletor e é conduzida aos ureteres. Dos ureteres, chega até a bexiga, onde é armazenada. Da bexiga, segue para a uretra e é eliminada para o meio externo.
A excreção garante, assim, o equilíbrio das condições fisiológicas do organismo. ... Essas excretas são resíduos da quebra de proteínas e ácidos nucléicos que devem ser eliminados, pois são tóxicos ao organismo. Esse produtos podem ser encontrados na forma de amônia, ácido úrico e uréia.
O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.
O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados. Isso quer dizer, portanto, que esse sistema contribui ativamente para a manutenção da homeostase por meio da produção da urina.
39 curiosidades que você vai gostar
A excreção é a eliminação dos resíduos da medicação do organismo. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, saliva, suor, fígado, rins, e outros.
A pele e o sistema urinário encarregam-se de eliminar de nosso organismo os resíduos das atividades das células e também as substâncias que estão em excesso no sangue, expelindo-os sob forma de suor (pela pele) e de urina (pelo sistema urinário).
Os órgãos. O sistema excretor dos mamíferos é composto por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga e uma uretra. Esses órgãos filtram as substâncias tóxicas em circulação no organismo, armazenam e eliminam.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Os rins removem sais, ureia, ácido úrico e outras substâncias que estejam em excesso no organismo. O sangue a ser filtrado chega aos órgãos pela artéria renal, que se ramifica em arteríolas. Se uma pessoa bebe muito líquido, seus rins produzem uma urina diluída e abundante, eliminando o excesso de água.
A função dos rins é filtrar os produtos tóxicos que resultam da atividade celular possuindo uma função reguladora que contribui na manutenção adequada de algumas substâncias existentes no sangue como água e sais minerais.
Além de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham outras funções como: Controlam a pressão arterial, produzindo o hormônio renina. Produzem o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Eles atuam de maneira conjunta, garantindo a filtração do sangue, a produção da urina e sua eliminação.
O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons, e segue então pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada temporariamente. No momento da micção, a urina é levada para o meio externo por meio da uretra.
Entre os principais sistemas do corpo humano, podemos citar o tegumentar, esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, nervoso e genital. O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo.
O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.
A urina é o principal meio do corpo eliminar água e substâncias nocivas ao organismo. Ela é formada no interior dos rins, na região dos néfrons. O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados.
Os rins são os principais órgãos que excretam as substâncias hidrossolúveis. O sistema biliar contribui para a excreção até o ponto em que o fármaco não é reabsorvido do trato gastrintestinal.
Os mecanismos que asseguram a excreção renal de fármacos são os mesmos que intervêm na formação da urina, uma função do néfron, unidade anatomo-fisiológica dos rins. Esses mecanismos compreendem a filtração glomerular, a secreção tubular ativa e a reabsorção tubular passiva.
A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
Faça os exercícios! Ouça este artigo: O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam alternadamente, de maneira a seguir a necessidades do organismo no momento.
Produz e secreta hormônios: a eritropoetina (a qual interfere na produção de glóbulos vermelhos e sua deficiência pode levar a uma anemia de difícil controle), a vitamina D (ou calciferol, a qual ajuda na absorção de cálcio) e a renina (que ajuda a controlar o volume de líquidos e a pressão arterial de nosso corpo).
Os rins produzem um hormônio conhecido como renina. Os grânulos que comportam a renina estão localizados em células especializadas localizadas nas arteríolas aferentes e eferentes, denominadas células justaglomerulares. Essas células são inervadas por nervos do sistema nervoso simpático.
Em segundo lugar os rins produzem um hormônio chamado de eritropoetina, que ajuda na maturação dos glóbulos vermelhos do sangue e da medula óssea e, na sua ausência, pode ocorrer anemia.
Quanto tempo leva um cacho de banana?
Como alterar imagem da Tela de descanso?
O que acontece quando o fiador vende o imóvel dado em garantia?
O que é quebra de reação em cadeia?
Como se pronuncia Miguel em hebraico?
Como arrumar a hora do relógio Stainless Steel back?
Como ocorre o mecanismo de contração da musculatura esquelética explique?
Como usar VPN de outro país PC?
Que instrumento Chopin tocava?
Como é feita a extração por Soxhlet?
Como ajustar a hora da calculadora Casio?
O que fazer se for picado por uma vespa-do-mar?
Como se pronúncia vitae em latim?
Pode mudar a cultura de uma organização?
Como mudar o papel de parede do amor doce?
Como faço pra arrumar a hora do meu Gmail?