No frio, os vasos sanguíneos se contraem e o fluxo sanguíneo é reduzido para manter a temperatura do corpo elevada. Nas extremidades do corpo, como os dedos das mãos e dos pés, as orelhas e a ponta do nariz, que estão mais expostas ao frio, o efeito é maior.
As reações corporais durante o frio são variadas e ocorrem em diferentes partes do corpo, mas, de uma maneira geral, tentam manter a temperatura do corpo em torno de 36,5ºC.
No frio, é mais fácil adoecer. Como o corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido, a defesa do organismo enfraquece. Ficar muito tempo em ambientes fechados, com grande quantidade de pessoas, também facilita a transmissão de doenças.
Nosso corpo é muito eficaz em reduzir o fluxo sanguíneo nas mãos e nos pés, por meio de um processo chamado vasoconstrição, para preservar a temperatura corporal.
A sensação de frio está associada a processos endotérmicos. Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões.
A nossa temperatura normal fica entre 36°C e 37,5°C, mais ou menos.
Mãos, pés, nariz e orelhas são os primeiros afetados pelo clima gelado. Mesmo cobertas, são as extremidades que ficam mais expostas às baixas temperaturas. Essas partes do corpo ficam geladas por causa do hipotálamo, que dá ordens ao corpo de manter o sangue mais quente no centro do que nas extremidades.
Valores abaixo de 35 ºC ( hipotermia) ou acima de 38 ºC ( hipertermia) podem trazer problemas de saúde e devem ser acompanhados e evitados. O monitoramento da temperatura do corpo pode ser feito através de termômetros, sejam estes preenchidos com mercúrio ou eletrônicos.
De acordo com diversos estudos já realizados sobre os mistérios do corpo humano, o segredo para nos adaptarmos a temperaturas extremas é um processo fisiológico gradual conhecido como aclimatação. Nossos corpos podem se acostumar com ambientes frios ou quentes igualmente, mas como esse processo funciona?
Para manter a temperatura constante, a evolução nos dotou de alguns truques. Para liberar calor, o principal mecanismo é a transpiração, cujo objetivo é refrescar a pele. Durante uma exposição prolongada ao frio, a estratégia é ficar arrepiado e tremer, tentativas de manter a temperatura.
Estudos estimam que quando a temperatura interna corpo atinge 23°C, os órgãos param de funcionar. Em lugares onde o inverno e outono são marcados por temperaturas geladas e dias curtos, o indivíduo pode desenvolver um tipo específico de depressão do frio, chamada de transtorno afetivo sazonal.
O que se faz na Secretaria da Agricultura?
Qual parte do olho define a cor?
Quais os nomes das bruxas de Salem?
Como se diz Joyce em italiano?
Como se chama a corda de amarrar navio?
Como se diz lan house em inglês?
Como se chama amarelinha no Nordeste?
Que bodas e 25 anos de casamento?
Como chama vestido no meio da canela?
Quais os critérios para a criação de uma ZPE?
Como se chama a criação de cabras?
Como funciona a democracia na Suíça?
Qual o nome da criação de cabras?
Como se chama a avaliação do nível de consciência através da avaliação neurológica rápida?