Em virtude da proximidade com o trópico de Capricórnio, caracteriza-se pelas menores temperaturas do país – com incidências de geadas e neve na área do planalto serrano.
A altitude, entre 900m e 1800m acima do nível do mar, é o fator determinante. Mesmo estando numa latitude menor do o Rio Grande do Sul as áreas mais altas fazem a diferença. Costuma nevar todos os anos, especialmente nos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.
No inverno, a massa de ar polar atua na região, fazendo com que as temperaturas caiam consideravelmente, podendo até nevar em algumas cidades, como em São Joaquim, no estado de Santa Catarina. Nas demais estações do ano, a massa de ar tropical atlântica eleva as temperaturas e traz consigo muita umidade.
A massa de ar Polar Atlântica, que se forma no oceano e é, portanto, úmida, atinge com força o estado durante o inverno, o inverno é inclusive, a época com maiores índices pluviométricos registrados.
Massa polar
O meteorologista e professor da USP Augusto Pereira explica que o frio no hemisfério sul vem de uma massa do polo antártico. “Nessa época do ano, há um contraste térmico muito intenso entre o Equador e o polo antártico, que, durante o inverno, fica completamente no escuro.
19 curiosidades que você vai gostar
O mais comum, diz ele, é apenas uma ou duas massas de ar polar significativas por ano. "Isso está associado à alta variabilidade climática e aquecimento global, que causam esses extremos. Da mesma forma que o frio extremo aqui, vemos o forte calor no Hemisfério Norte", afirma.
Não é comum a ocorrência de neve no Brasil por tratar-se de um país com clima predominantemente tropical e altas temperaturas o ano todo. No entanto, em casos isolados, pode-se observar a ocorrência desse fenômeno no país. Trata-se de entendermos a dinâmica climática e a movimentação das massas de ar.
Certamente uma delas foi registrada em São Joaquim, Santa Catarina. A cidade localizada na serra Catarinense é uma das principais atrações do país quando o assunto é lugares mais frios do Brasil, isso porque durante o inverno é bastante comum os registros de temperaturas mínimas abaixo de 0° C.
Urubici (SC)
O Morro da Igreja, localizado em Urubici, é considerado o local mais frio do Brasil. Durante a estação mais fria do ano, a temperatura média na cidade fica em torno de 6°C. O município é conhecido como “terra das hortaliças”.
Chuva congelada
Os flocos de neve descem das nuvens em uma região que está bem fria e caem numa região da atmosfera que está quente. O fenômeno foi registrado pelo menos em Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Itaara, Tupanciretã, Canguçu e Lavras do Sul.
Embora boa parte do Brasil esteja inserida na chamada Zona Climática Intertropical — entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio —, de vez em quando, em alguns lugares da região sul do país, é possível ocorrer a precipitação de flocos formados por cristais de gelo — ou seja, a neve.
O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.
Foi um sistema como esse, formado no Oceano Atlântico, que veio para o Brasil. “Com menos nuvens, há uma maior quantidade de radiação solar atingindo a superfície e aquecendo a atmosfera”, explica Alice. Esse sistema se forma regularmente, dependendo da época do ano.
USHUAIA no inverno. Está coberto com um manto de neve que se torna um lugar de sonho. O clima de Ushuaia em junho é frio, a cidade tem uma temperatura média no inverno de 1 ° C, e sua neve é mundialmente reconhecida como a melhor da Argentina.
Oymyakon - Rússia
A temperatura mínima continua caindo e no vilarejo de Oymyakon, ainda na Rússia, já foram registrados gélidos 67°C negativos. Oymyakon disputa com a próxima cidade da lista o título de lugar habitado mais frio do mundo!
São Joaquim, Santa Catarina
É um dos lugares com neve no Brasil mais conhecidos. Enquanto alguns destinos na serra catarinense são propensos a esse fenômeno, São Joaquim é conhecida pela certeza das temperaturas negativas e de neve.
Nos pontos mais altos do planalto, onde pode ocorrer a neve durante os dias de inverno, estão situadas as cidades mais frias do país: São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, as três com temperatura média anual de 13 °C.
Destinos para curtir o frio no Brasil1 – Diamantina, Minas Gerais. ... 2 – Domingos Martins, Espírito Santo. ... 3 – Monte Verde, Minas Gerais. ... 4 – Visconde de Mauá, Rio de Janeiro. ... 5 – Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul. ... 6 – Guaramiranga, Ceará ... 7 – São Bento de Sapucaí, São Paulo.
“São várias as cidades onde foram registradas ocorrências de neve, com temperaturas negativas, como em Canela (RS), que marcou -1,5°C; Bagé (RS), -1°C; Caxias do Sul (RS), -0,8°C; e -4,6°C, em São José dos Ausentes (RS), onde ocorre o fenômeno todos os anos nesta estação”, conta o meteorologista.
A ausência (ou raridade) de neve nos trópicos ocorre, principalmente, porque a Terra gira inclinada em torno do Sol, e esse ângulo de inclinação varia ao longo do ano.
O primeiro registro de neve no país data 1816 e, ao longo dos anos, houve momentos que tiveram precipitação de neve de significativa intensidade no Brasil. Depois de 2005, a ocorrência de neve tem sido percebida praticamente todos os anos nos meses mais frios nos planaltos da região Sul.
Na verdade, assim como acontece no Brasil, não se neva normalmente em toda a Argentina, o que acontece é que o país está mais ao Sul e tem mais regiões que condizem às condições ideais para nevada. Na capital Buenos Aires, por exemplo, não é comum nevar, embora já tenha acontecido.
A temperatura média no Polo Norte é de -34° C, enquanto que no Polo Sul, é de cerca de -48,9° C. Isso ocorre porque o Polo Norte fica entre dois oceanos e a poucos metros acima do nível do mar, atuando como uma espécie de depósito térmico.
O Pólo Sul é, sem duvida, mais frio. Ali, a temperatura média é de 49,3ºC negativos, chegando a 80ºC negativos no inverno.
A primeira diferença é que o Polo Norte - chamado de Ártico - é mar congelado; não existe terra por baixo, só água. O Polo Sul, ao contrário, é a Antártica, continente coberto por muito gelo. O Sul é mais gelado.
Como acontece o reconhecimento do AG?
Como funciona o processo de hematose?
Como é produzido o oxigênio industrial?
Quais as principais formas de transporte de O2 e CO2?
Qual a relação do pH com o crescimento microbiano?
Qual o floral mais indicado para ansiedade?
Quais as principais consequências da desnaturação proteica?
Como impedir que uma pessoa veja suas publicações no Instagram?
O que passar na parede para evitar umidade?
O que fazer quando o Kindle não liga?
Como configurar moderninha Pro 2 no celular?
O que fazer quando o Xbox 360 não conecta na TV?
Como ligar o auto falantes do notebook?
Como garantir resultados utilizando construção enxuta?