Porque a posse não é um direito real?

Pergunta de Mélanie Isabela Araújo de Valente em 30-05-2022
(75 votos)

Segundo Silvio Rodrigues, não se pode considerar a posse Direito Real, porque ela não figura na enumeração do artigo 1225 do Código Civil de 2002 que é praticamente os mesmos elencados no art 674 do Código Civil de 1916, posto que, aquela regra é taxativa e não exemplificativa, tratando-se aí de numerus clausus.

Quem tem posse tem direito real?

Bem, posse não é direito real, pois não está relacionado como tal pelo art. 1225. O legislador inclusive trata a posse em título anterior ao título dos Direitos reais. Alguns juristas entendem que a posse é um direito, contudo, filio-me à corrente que considera a posse um FATO e não um direito.


O que é posse em direitos reais?

3.1 Posse como Direito Real

A posse pode ter natureza de direito real, quando está fundada em um direito desta categoria; é o caso do proprietário exercendo a posse sobre seu próprio bem ou no desdobre de um direito real, donde decorre o desdobre da posse também (direta e indireta).

Não é considerado um direito real?

(i) existência física: o objeto deve ser previamente determinado. Direito de autor não é direito real porque não necessita de registro. (ii) economicidade: deve ter valor próprio. Essa é a principal diferença entre direito real e direito da personalidade.

O que é posse Pode-se afirmar que posse é um direito real?

A posse e a propriedade são institutos estudados no ramo do Direito Privado conhecido como Direito das Coisas. Para entender a posse, tem-se que compreender também a propriedade. Comumente há dúvida se a posse seria um fato ou um direito, se dependeria ou não do ânimo de possuir.

Direito Civil - Aula #196 - Posse x Direitos Reais (É isso!)


35 curiosidades que você vai gostar

Qual o conceito de posse?

Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade.

Qual o direito da posse?

O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Não obsta à manutenção ou reintegração na posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.

Como se classificam os direitos reais?

DIREITOS REAIS DE GOZO OU FRUIÇÃO – são assim classificados a superfície, a servidão, o usufruto, o uso e a habitação. DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO – o direito do promitente comprador do imóvel. DIREITOS REAIS DE GARANTIA – têm por objetivo garantir o cumprimento de uma obrigação.

Quais são as características do direito real?

As características principais dos direitos reais são: taxatividade, oponibilidade “erga omnes”, seqüela e aderência. A taxatividade (numerus clausus) releva que não há direitos reais quando a lei não os declara. O art. 1.225 do CC é a referência para os que proclamam a taxatividade do número dos direitos reais.



Outras questões

Onde Vanessa Lopes TikTok mora?

Como limpar o cache do celular desligado?

Como combinar o piso com revestimento?

Em que hipótese a reabilitação penal será revogada?

Como desativar o Ctrl F?

O que tira mancha em pedra de mármore?

Quais são os papéis da educação e do professor na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel?

Como seria viver em Ceres?

Onde os europeus conheceram o milho?

O que significa Igreja ekklesia em grego?

Pode misturar selador com tinta de parede?

Quantos blocos de 14x19x39 vai por metro quadrado?

Porque os ratos aparecem à noite?

É normal ter muito gases?

O que era o antigo ginásio?

Quais são as principais propriedades coligativas?

Qual a melhor cor para caixa de abelha?

O que a enzima faz na gordura?

Quais os benefícios do Puran T4?

Como configurar teclado Bluetooth para português?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com