A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.
Produzidos a partir da mandioca, a farinha, o tucupi e a maniva possuem compostos de cianeto, como o ácido cianídrico, uma substância tóxica. O modo de preparação desses produtos, no entanto, proporciona a eliminação do veneno e torna esses alimentos adequados para o consumo humano.
A mandioca brava passa por um processo especial e mais extenso na indústria, para remover suas toxinas. Em geral, elas são raladas, ficam de molho, às vezes são fermentadas, cozidas, e secadas. Nesse processo, o cianeto se evapora, e o produto resultante fica apto ao consumo seguro.
Tanto a macaxeira quanto a mandioca brava podem apresentar pele branca ou rosada, caule verde ou rosado ou alguma característica semelhantes nas raízes. Esses dois tipos são bastante parecidos e não podem ser diferenciados a olho nu, precisando de uma análise laboratorial para quantificação do ácido cianídrico" diz.
A mandioca brava pode ser consumida
A mandioca brava tem que passar por técnicas de detoxificação, como, por exemplo, a secagem. A secagem, junto a outros procedimentos, garante que o alimento possa ser consumido.
33 curiosidades que você vai gostar
Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.
As duas são extremamente parecidas, mas a mandioca brava é altamente tóxica - e requer um procedimento industrial ou um ritual de preparação tedioso e complexo para torná-la um alimento seguro. Ela libera cianeto de hidrogênio. Nos centros urbanos, a mandioca comercializada como alimento é sempre a mansa.
Outra dica interessante é preparar uma solução de água com bicarbonato de sódio e, então, deixar o vegetal de molho por cerca de 30 ou 40 minutos. Depois, não se esqueça de também enxaguar o alimento e preparar da forma que você preferir. Só não deixe o vegetal ficar muito tempo de molho para não amolecer demais.
A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.
Como se explica a inversão das setas quando colocamos um copo com água na sua frente?
Como fazer reparos em panelas esmaltadas?
É possível recuperar arquivos de celular formatado?
O que significa presença de leucócitos nas fezes?
Como recuperar torrada murcha?
Como tirar a mancha branca da unha?
O que fazer para recuperar couro?
O que fazer quando a planilha do Excel abre em branco?
Como recuperar um arquivo apagado de uma pasta compartilhada?
Como recuperar uma conta do Google Authenticator?
Como recuperar texto apagado no teclado?
Tem como recuperar potenciômetro?
Como reaproveitar a resistência do chuveiro?
Como usar a folha de bananeira?
Como recuperar conta de Bitcoin?
O que fazer quando a 3G não funciona?