Resposta: Porque facilitou que as ideias de Lutero fossem mais amplamente divulgadas. Além disso, mais pessoas puderam ter acesso à bíblia e assim interpretá-la livremente, sem necessariamente acompanhar a interpretação da Igreja Católica.
No século XVI, a máquina de imprensa tornou-se muito popular e útil nos principados da Alemanha em virtude da Reforma Protestante, levada a cabo por Martinho Lutero. Lutero traduziu a Bíblia do latim para o alemão, tornado o acesso às Escrituras mais fácil.
A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial. Quando se estuda o período do Renascimento, geralmente se destaca o advento de algumas invenções, tais como o telescópio e o relógio de precisão.
Johannes Gutenberg criou uma revolução há quase 600 anos. Com a invenção da prensa de tipos metálicos móveis, na década de 1450, esse ferreiro e editor alemão tornou os textos na Europa mais acessíveis.
Com letras e símbolos em relevo esculpidos em metal. A invenção de Johannes Gensfleish, conhecido como Gutenberg, permitiu a impressão em massa de livros – que antes eram escritos a mão –, começando uma revolução na Europa, em meados de 1455. A técnica era inovadora, mas não foi a pioneira.
21 curiosidades que você vai gostar
A Invenção da Imprensa pelo alemão Gutenberg ocorreu no século XV e resultou em uma grande revolução que transformou a cultura e a sociedade europeia durante a Modernidade. Entre as grandes invenções da modernidade, está, seguramente, o telescópio, desenvolvido por Galileu Galilei.
A ele é creditada a invenção dos tipos móveis de chumbo fundido, que deram grande versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos, permitindo assim sua massificação. Até então, os livros eram escritos à mão e, por isso, levavam meses para ser concluídos, com um custo altíssimo.
“Uma imprensa livre dá às pessoas acesso à informação que precisam para tomar decisões críticas sobre suas vidas. Mantém líderes responsáveis, expõe a corrupção e promove transparência na tomada de decisões”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para marcar a data.
Ele criou tipos móveis mais resistentes em relação aos chineses, que podiam ser reutilizados em outros trabalhos impressos. ... Do mesmo modo da Revolução Técnico-Científica, a prensa de Gutenberg facilitou o espalhamento de novas tecnologias por conta da democratização do conhecimento.
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.
Aperfeiçoada, a imprensa era um meio de fazer circular as idéias rapidamente, o que facilitou a divulgação das idéias reformistas. Will Durant, autor de A Reforma, chega afirmar que “Gutemberg tornou Lutero possível” (KLUG, 1998, p. 22).
A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados. Tratava-se de uma espécie de carta vendida pela Igreja aos fiéis: ao comprá-la, os cristãos estariam recebendo o perdão dos pecados cometidos.
Origem da Reforma Protestante
A Igreja - possuidora de grandes extensões de terra - recebia tributos feudais controlados em Roma pelo Papa. Com o fortalecimento do Estado Nacional Absolutista, essa prática passou a ser questionada pelos monarcas que desejavam reter estes impostos no reino.
Os veículos de imprensa exercem papel importante perante a sociedade. Seja prestando serviço à população ou, no caso do jornalismo investigativo, denunciando irregularidades, o jornalismo funciona como uma forma de esclarecer e apurar os fatos que afetam diretamente a população.
“O jornalismo livre e independente é nosso maior aliado no combate à desinformação e à má informação”. A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, também destacou a importância da imprensa livre, sem censura e independente como “a pedra angular das sociedades democráticas”.
O autor Bira Câmara ressalta a importância do surgimento da imprensa para a sociedade. Segundo ele: “Principal veículo para a difusão das idéias durante os últimos quinhentos anos, a mídia impressa interpenetra todas as esferas de atividade humana.
Johannes Gutenberg (1396-1468) foi um inventor alemão, o primeiro a usar a prensa e os tipos móveis de metal, inventos que revolucionaram a técnica de impressão. Johannes Gutenberg nasceu em Mogúncia, Alemanha, no ano de 1396.
Mas armado com a invenção chinesa do papel e o sistema europeu de escrita, Gutenberg tinha uma máquina de impressão muito mais flexível em mente. O sistema de Gutenberg girava em torno de um método de produção em massa do tipo metálico. Isso foi essencial.
O primeiro jornal em papel, Notícias Diversas, foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, em Pequim, na China. Kaiyuan era o nome dado ao ano em que o jornal foi publicado. Em 1041, também na China, foi inventado o tipo móvel.
A obra escolhida para a primeira impressão da história foi a Bíblia. O projeto causou uma verdadeira revolução cultural. O primeiro livro impresso com a técnica de Gutenberg é chamado de Bíblia em Latim. O livro tinha 641 páginas que foram forjadas em letras em chumbo e arranjadas manualmente.
Apesar de existirem relatos de publicações noticiosas desde o Império Romano, foi depois da invenção da prensa móvel, em 1440, que apareceram os jornais periódicos e impressos. A primeira publicação do tipo, um jornal semanal, foi o Nieuwe Tijdinghen, criado na Antuérpia (na Bélgica), em 1605.
Os sacerdotes, religiosos e religiosas, (…) com o voto de castidade no celibato, não se consagram ao individualismo ou a uma vida isolada, mas sim prometem solenemente pôr totalmente e sem reservas ao serviço do Reino de Deus as relações intensas das quais são capazes.
A reforma protestante foi o movimento de renovação da Igreja liderado por Martinho Lutero. Ocorreu no século XVI e teve início na Europa Central. A reforma protestante foi responsável pela criação de várias igrejas, sendo que todas elas se declararam fora da autoridade do Papa.
Acreditava-se, por exemplo, que o perdão aos pecados e a salvação eterna poderiam ser conseguidos através do pagamento em dinheiro, que seria destinado para financiar as despesas da Igreja.
Como investir em Bitcoin com 50 reais?
Qual a durabilidade da sobrancelha Shadow?
Quantas telhas galvanizadas por metro quadrado?
Como é feito a rescisão de contrato de trabalho?
Quem pode praticar dança de salão?
Quem pode assinar laudo elétrico?
Qual o papel da dança na igreja?
O que pode ser pago com recursos do Fundeb 2021?
Quais são as característica de uma pessoa tímida?