Coordenação motora: saltar, cantar, dar risada, coreografar, e tanto mais que o pular corda nos permite, faz com que a exigência de concentração e coordenação motora seja sempre trabalhada. Além disso faz-se necessário os movimentos simultâneos de pernas para saltar, e mãos para bater a corda!
PULAR CORDA: tal atividade aborda conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal. Mostra-se importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos.
No Egito e na China, a brincadeira surgiu de uma necessidade de melhorar o processo de produção de cordas, pois passando a corda em volta do corpo, ficava mais fácil e rápido de trançá-las. Podendo brincar sozinho ou em grupos, a corda de pular fortalece o corpo e ajuda na criação de laços sociais.
Pula num pé só: 7 brincadeiras com corda superdivertidas
O Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação motora. Tais características fizeram da recreação um desporto. ... O esporte é praticado tanto individualmente, com cordas pequenas, quanto em grupo, com cordas longas.
Outra vantagem da criança pular corda é que aumenta seus reflexos e sua capacidade de equilíbrio, além da sua visão espacial. Pular corda requer desejo e força, mas também estar consciente da quantidade de pulos que podem dar, tanto em altura como no ritmo desejado.
Pular Corda é um treino para o corpo inteiro. É especialmente ótimo para tonificar e desenvolver os músculos das coxas, as canelas e os músculos da panturrilha simultaneamente, além de ajudar também na tonificação dos braços.
Objetivo: interação, exercício físico e mental. Basta o professor esticar bem a corda no chão, e convidar a criançada percorre-la com atenção para não saírem da linha. Trata-se de uma brincadeira simples, mas que possui efeito no desenvolvimento motor das crianças.
Após ouvirem a história proponha que cada aluno registre a sua própria história de quando aprendeu a pular corda, ou mesmo um acontecimento sobre algo que ocorreu relacionado a pular corda. Depois de pronta, faça um momento para que socializem sua produção.
A ideia é ser bem criativo e continuar pulando a corda sem errar. Duas crianças batem ou giram a corda, enquanto uma terceira criança pula e diz: “cor-di-nha.” Cada sílaba dita corresponde a um pulo. Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante.
Sua prática traz grandes benefícios para nossos pequenos, inclusive pra gente. Pular corda pode ser um exercício cansativo para um adulto, mas acompanhada de uma canção ou um convite, torna-se numa brincadeira muito estimulante para nossos filhos, que mesmo sem pensar acabam pulando molhados de suor e respirando ofegantes.
Além disso, é uma brincadeira muito fácil e que exige só mesmo uma corda e energia para pular. A criança tanto pode pular sozinha a corda, como em grupo, e tanto em casa, como no colegio ou na rua. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.
Como lidar com uma turma de alunos muito difícil?
Como perder peso com metformina?
Como tomar o coquetel do dia seguinte?
Como tomar azitromicina 500mg para DST?
Como tomar banho com recém nascido?
Como traçar uma linha vertical?
Qual carboidrato para tomar com creatina?
Quem quer perder peso pode tomar creatina?
O que é preciso para fazer uma maquete?
Que serve cloridrato de fexofenadina?
Como vencer o trauma da morte?
Como tomar cloreto de magnesio PA em pó?
O quê o Espiritismo fala sobre o luto?
Qual idade pode tomar Cefalexina 500MG?
O que fazer para superar as expectativas do cliente redação?
Como é feito um tratamento de piso?