O que causa a eflorescência?

Pergunta de Theo Costa em 23-09-2022
(39 votos)


O que causa a eflorescência?

O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.

O que é eflorescência no revestimento?

A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.

O que é eflorescência do concreto?

A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.



Qual diferença de lixiviação e eflorescência?

A lixiviação faz parte do processo do surgimento da eflorescência, porque consiste no acúmulo de hidróxido de cálcio na superfície. ... A lixiviação é o fenômeno de entrada de água dentro do concreto, dissolvendo o Ca(OH)2 e Mg(OH)2, presentes no cimento, e trazendo-os até a superfície.

Qual a relação da eflorescência com o aparecimento de trincas?

O excesso de umidade em um imóvel pode causar diversas patologias, tais como: manchas e bolhas na parede, trincas e goteiras, marcas de bolor, infiltração de água e também a eflorescência, que é uma passagem de umidade através de infiltração pelo concreto e argamassa, o que acaba gerando a patologia que é formada por ...

O que é eflorescência na parede?

A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.



Como evitar o surgimento de eflorescência?

Para evitar o problema com o surgimento de eflorescência é recomendado que se utilize cimentos mais resistentes, como o CPIII e o CPIV – que possuem menor reserva alcalina em função do alto teor de pozolana, o que acaba diminuindo as chances da eflorescência aparecer.

Como remover a eflorescência da superfície?

Como remover a eflorescência da superfície? Os ácidos sulfâmico e acético podem ser usados para remover as manchas, porém é preciso consultar a quantidade e a forma correta de utilização para não manchar mais ou corroer as superfícies. Após o uso do ácido é essencial lavar o local com água abundante até que todo o excesso do produto seja retirado.

Por que a eflorescência é perigosa?

A eflorescência por si só não representa nenhum risco ao desempenho da estrutura a ela associada. O único desconforto gerado é meramente estético, embora possa aparentar que o concreto ou o outro elemento esteja sendo consumido.






Outras questões

Para que serve a entrada é Satã?

O que é necessário para fazer uma boa festa?

Quantos pontos conta um Strike?

Quais os cuidados com a sonda nasogástrica?

É vantagem quitar financiamento da Caixa?

Como iniciar uma doceria simples?

Como fazer uma boa aula de Pilates?

Como regular a válvula de descarga da caixa acoplada?

Como monta uma rotisseria?

Como montar uma roupa junina?

O que precisa ter em uma sala de reunião?

Como funciona um restaurante Self-service?

Como subir na sela de cavalo?

Como isolar uma sala de ensaio?

Qual a fonte pagadora do Seguro-desemprego?

Quanto ganha um dono de loja de ração?

Como montar uma sala de reforço particular?

Como faço para me afastar de alguém que eu gosto?

Como decorar uma sala de estar com pouco dinheiro?

Como manter o foco no serviço?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com