Muito ligado à ansiedade, o estresse é um fator emocional diretamente associado ao refluxo gastroesofágico. Isso porque, quando nos encontramos em situações estressantes, os níveis de ácidos gástricos se elevam em nosso estômago agravando os sintomas do refluxo.
Por efeito direto ou intermediada por hormônios, a ansiedade causa mudanças na secreção do suco gástrico, na regulação de fatores da mucosa do estômago e na percepção dos estímulos sensoriais gástricos. Esses fatores causam os sintomas descritos acima.
O principal sintoma da ansiedade é o refluxo ácido, que se trata de azia e queimação no estômago.
...
Outros sintomas comuns são:Sensação de "bolo" na garganta.Irritação na garganta e no pulmão.Tosse seca e dor no peito.
Órgão é um dos primeiros lugares do corpo a acusar tensão e ansiedade. Contra azia, é bom comer proteína com carboidrato, e não tomar antiácido. Se você come algo e logo depois sente aquela azia ou queimação, é sinal de alerta: seu estômago pode estar “estressado”.
O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.
29 curiosidades que você vai gostar
Nesse caso, as emoções como ansiedade e estresse não são fatores que ocasionam o refluxo, mas que podem contribuir para o agravamento das situações de refluxo. Isso porque o estresse acaba provocando uma maior produção na quantidade de secreção ácida no estômago, contribuindo, assim, para situações de refluxo.
Algumas pessoas podem desenvolver sintomas semelhantes aos da gastrite por conta de quadros de ansiedade sem que haja nenhum sinal de inflamação ou alterações no estômago. Essa condição é chamada de dispepsia funcional e os sintomas podem incluir azia, má digestão e desconforto na região do abdômen.
De acordo com o cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Dr. Christiano Claus, a ansiedade altera a secreção do suco gástrico do nosso estômago. “O refluxo é uma doença digestiva na qual o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar.
A dica é procurar um auxílio multidisciplinar, que abarque o tratamento não do refluxo, como também ofereça um acompanhamento psicológico para trazer hábitos mais saudáveis ao seu dia a dia.
Qual o granito mais resistente?
Em que ano se passa Tokyo Revengers?
Qual o melhor combustível para limpar os bicos?
Qual é a única classe gramatical que pode ser adjunto adverbial?
Qual a desvantagem da semeadura direta?
Porque o alho abaixa a pressão?
O que diz a lei sobre horário de almoço?
O que deixa o homem com ciúmes?
Quem paga o atestado de 30 dias?
Qual o preço por folha impressa?
O que significa ISO em inglês?
Quais as partes principais de um aparelho para medir rugosidade?
Quanto custa advogado herança?
O que acontece quando meu nome fica sujo?
Quais normas são necessárias consultar para o emprego da NBR 10068?
Qual a colocação que o Brasil ficou no quadro de medalhas nas Olimpíadas?