Em alguns casos, o medo de sangue pode estar relacionado com o medo da morte. Por fim, a hematofobia pode está interligada com alguma experiência traumática ou negativas do passado do indivíduo. Por exemplo, pessoas que sofreram lesões graves ou doenças, que causaram grande pede sangue, podem desenvolver a fobia.
Para tratar a hematofobia, a psicoterapia é a abordagem mais recomendada, assim como para outras fobias. Isso porque durante as sessões o terapeuta irá auxiliar o indivíduo a entender seus medos e encará-los aos poucos, de forma saudável.
Deve ser levado em conta que na Medicina o contato com sangue é gradual justamente para preparar o estudante, ou seja, primeiramente você vai assistir um profissional tirando sangue, verá vídeos, aulas teóricas, para que depois a responsabilidade e prática sejam suas.
O medo de tirar sangue também tem um nome específico: hemofobia. Muitas vezes, aliada ao medo de agulhas, essa fobia aterroriza as pessoas que veem ou têm algum contato com sangue. Indispensáveis para assegurar a saúde, as análises de sangue são a forma mais eficaz de se detectar doenças e patologias.
Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar. Porém, esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa dependendo do grau do transtorno.
Você precisa estudar muito, se estressar muito, perder muitas noites de sono. É como falam, você deixa a sua saúde de lado para cuidar da dos outros. Você vai ter que aprender a se desligar do seu trabalho, dos seus pacientes e não levar o hospital para casa.
Medo de sangue está também relacionado com o medo da morte ou Tanatofobia. A visão de sangue, muitas vezes faz com que o indivíduo desmaie, que é realmente a resposta de defesa do corpo para se proteger de ainda mais estresse.
Tais profissionais ensinarão técnicas e formas de superar o medo, já que são especialistas e treinados exatamente para auxiliar pacientes com problemas do tipo. Procure por um terapeuta que combata, especificamente, o enfrentamento e a superação das fobias.
Hemofóbicos não apenas tem medo de ver seu próprio sangue ou dos outros, mas em alguns casos, eles podem até ter um ataque de ansiedade ao ver sangue de animais. O indivíduo que sofre com a fobia de sangue pode levar uma vida sedentária, a fim de evitar lesões relacionadas com esportes.
Deixe de ter medo, chegou a hora de por fim a esta fobia! Se está decidido a enfrentar os seus medos ou necessita imperativamente de tirar sangue, então o que deve fazer é concentrar-se num ponto na parede e respirar profundamente com o diafragma enquanto é picado com a agulha.
Como surgiram as tradições religiosas resumo?
Como surgiram as primeiras armas e as primeiras ferramentas da pedra polida?
Como surgem as doenças emergentes?
Como trabalhar com layers no SketchUp?
Como surgiram as expressões artísticas?
Como usar o gel clareador de dentes?
Como surgiram e se organizavam as cidades estados gregas?
Como surgiram os primeiros aglomerados urbanos no Brasil?
O que significa sonhar fazendo jogo?
Qual o melhor impermeabilizante para argamassa?
Qual a importância das máscaras para o teatro?
Como surgiu as academias de ginástica?
Como puxar uma imagem no Excel?
Qual a importância das Organizações Sociais?
Como se dá o humor da tirinha?