Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.
Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico. Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
O pus é formado pelos “cadáveres” da batalha – os glóbulos brancos que morreram para defender você, misturados com micróbios invasores mortos. Quando a luta é muito feroz, os macrófagos liberam substâncias que estimulam a região do cérebro encarregada da temperatura do corpo, causando a febre.
Algumas bactérias (piogênicas) induzem uma migração massiva de neutrófilos, e a morte de um grande número dessas células no tecido é responsável pela formação do pus.
A piúria, também conhecida popularmente como pus na urina, corresponde à presença em grandes quantidades de piócitos, também chamados de leucócitos, na urina.
Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.
A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.
Esse processo inflamatório descrito ocorre em qualquer situação de agressão, seja por infecções, por trauma, artrite, por queimaduras, doenças auto-imunes, etc. Se o agente causador for algo pontual, como no caso de um traumatismo, esse processo será auto limitado. Se houver um agente invasor persistente, como uma bactéria ou um corpo estranho, ...
Quando o corpo é invadido por germes ou por uma infecção bacteriana, o sistema imunológico do corpo responde a ele criando anticorpos e enviando glóbulos brancos para combater os germes ou a infecção. Como o sistema imunológico interage com o patógeno invasor, o local da infecção passará pelo processo inflamatório.
Como parte do processo inflamatório, a área localizada geralmente se tornará sensível e particularmente dolorida. Se o trauma for na pele, a área também estará propensa a descoloração. O processo inflamatório está intimamente ligado ao sistema imunológico.
Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo. 10 Infestação: Infecção produzida por parasitas.
Qual a importância e vantagem do empreendedorismo social?
Porque o urubu é o símbolo do Flamengo?
Pode comer legumes todos os dias?
O que significa da palavra intimidação?
Qual a importância do Manual de Oslo?
Como faço para saber o dia do pagamento do INSS?
Qual a distância da fossa séptica da casa?
Quais alimentos atrapalham o metabolismo?
Como calcular o tempo de download em minutos?
Como clarear os cabelos tingidos de castanho escuro?
Como salvar uma imagem em SVG?
Por que a família assume um papel importante como instituição?
Que defeito falar na entrevista?