Bob Marley (1945-1981) foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári. Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 06 de fevereiro de 1945.
Tornou-se mundialmente conhecido pelo grande senso de justiça em suas letras, pela defesa da libertação nacional, do empoderamento dos negros, da luta contra o racismo e pela universalização dos direitos civis. Como reconhecimento desse papel, as Nações Unidas lhe concederam a Medalha da Paz do Terceiro Mundo, em 1978.
Em 21 de setembro de 1980, Bob Marley desmaiou enquanto corria, no Central Park, em Nova York, nos Estados Unidos, e descobriu que o câncer já tinha atingido os pulmões, fígado e cérebro.
O que Bob Marley defendia? O artista era defensor de várias causas, como a luta contra o racismo e todas as formas de discriminação, bem como a universalização dos direitos civis e a igualdade social.
Bob Marley já era um ícone global quando soube que estava com câncer. Maior nome da história da Jamaica, o cantor e compositor descobriu que tinha a doença em 1977, ao diagnosticar que seu dedão do pé estava comprometido devido a um melanoma.
45 curiosidades que você vai gostar
Somente então foi diagnosticado corretamente. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, um melanoma maligno que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris.
Bob Marley (1945-1981) foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.
Bob Marley morreu no dia 11 de maio de 1981 no hospital Cedars of Lebanon, em Miami, nos Estados Unidos, aos 36 anos. O funeral dele foi uma mescla da igreja ortodoxa da etiópia, religião à qual ele se converteu quase ao final da vida, e do rastafarianismo, crença que ele seguiu por toda a vida.
Manu: Bob Marley morreu cheio de piolho
"Ele morreu numa banheira, com 175 espécies de piolho na cabeça", conta Manu. Fabrício explica melhor o fato. "Ele teve uma infecção no pé, mas a religião dele não permitia que amputassem. A infecção generalizou e ele morreu".