Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.
Diferença entre pulpotomia e pulpectomia
Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal.
De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria (AAPD, 2011) a realização da pulpectomia está indicada quando o elemento apresentar dados clínicos e radiográficos que levam ao diagnóstico de um tecido pulpar que deve estar em um processo inflamatório irreversível ou necrótico, ou tratamento dentário para ...
A principal indicação da pulpotomia em dentes permanentes está relacionada a unidades que apresentam rizogênese incompleta. Nestes casos, o sucesso do procedimento possibilita o crescimento radicular e a formação de dentina e, consequentemente, o reforço das raízes.
O tratamento endodôntico, que consiste na pulpectomia, no preparo biomecânico e na obturação dos canais radiculares, tem indicação quando as alterações pulpares degenarativas estão avançadas ou levaram a polpa à necrose total (PORDEUS; PAIVA, 2014).
44 curiosidades que você vai gostar
Consiste na abertura da coroa do dente para o acesso à região inflamada, assim, é retirada a polpa e feita a limpeza do canal com o propósito de remover resíduos e bactérias. Em seguida, é aplicada uma pasta cremosa para vedar o canal e impedir infiltrações e, por fim, restaurada a coroa.
A área de trabalho endodôntica é obtida por meio da mensuração do ca- nal radicular do dente decíduo, levando-se em conta o limite do bisel da rizólise, procedimento esse denominado odontometria1.
A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
Protocolo clínico para PulpotomiaAnestesia;Isolamento absoluto;Remoção da dentina cariada;Remoção do teto da camâra pulpar;Excisão da polpa coronária com curetas afiadas ou broca esférica lisa. ... Lavagem abundante da ferida cirurgica (água destilada, soro fisiológico ou detergente específico);
A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento. Depois que o dentista ou endodontista remove a polpa danificada, a área interna do dente é desinfetada e, em seguida, preenchida com um material inerte.
Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.
Apresentado de forma líquida e é aplicado sobre o remanescente pulpar com bolinha de algodão e pinça clínica, aplicar durante 5 a 7 minutos.
Já as contraindicações desse procedimento são: Dentes que não têm remanescente dental suficiente para ser restaurado ou reabilitado; Dentes que estão no final do ciclo biológico e têm mais de 2/3 de reabsorção fisiológica; Dentes com suporte ósseo comprometido e com rompimento de cripta óssea do sucessor permanente.
A apicigênese é a complementação radicular fisiológica em dentes que apresentam tecido pulpar ainda com vitalidade, pelo menos na porção apical do canal radicular. Palavras-chave: Rizogênese incompleta, tratamento endodôntico, endodontia.
Rizogênese é o processo de formação da raiz do dente. Geralmente, nos dentes permanentes jovens, esse processo ainda esta ocorrendo e a raiz encontra-se incompletamente formada.
Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.
Pulpite - causas
De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.
Nesse procedimento, ocorre a remoção do tecido cariado, mantendo uma fina camada de dentina para evitar a exposição pulpar. Em seguida, o material é colocado visando a proteção da polpa dentária. Mais uma vez, o material utilizado com mais frequência é o hidróxido de cálcio.
“Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
A terapia pulpar conservadora nos dentes decíduos visa manter a integridade, a vitalidade e a saúde dos dentes e estruturas de suporte, reduzir a necessidade de tratamento endodôntico e mantê-los até o período de esfoliação.
“Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical”. “É um campo da Odontologia que trata da morfologia, fisiologia e patologia da polpa dental humana e dos tecidos periapicais”.
Saiba como é feito o tratamento de canal– Primeiro passo: anestesia, abertura da coroa e remoção do tecido. O primeiro passo é remover a polpa. ... – Segundo passo: limpeza dos canais. Após toda a remoção da polpa, que é feita com uma lima, o dentista inicia o processo de limpeza dos canais. ... – Terceiro passo: restauração.
A pasta Guedes-Pinto foi proposta por Antônio Carlos Guedes Pinto e colaboradores em 1981 para obturação de condutos de dentes decíduos. É composta por Iodofórmio, Paramonoclorofenol Canforado e Rifocort. O Iodofórmio age como antisséptico quando em contato com os tecidos.
Segundo molar inferior
Apresenta 2 raízes, mais largas e divergentes que as do primeiro molar inferior, sendo mais larga a mesial, tem 3 condutos em total, 2 na raiz mesial e 1 na distal; tem 5 protuberâncias pulpares, sendo a mais acentuada a mesiovestibular.
O que acontece quando uma bactéria entra na corrente sanguínea?
Qual o tamanho ideal do Foliculo para FIV?
Como é dividida a herança entre esposa e filhos?
Qual o valor máximo de boleto para pagar no caixa eletrônico?
Quantas tartarugas morrem por dia?
O que o ketchup disse para a mostarda?
Em que EP Luffy luta contra Crocodile pela segunda vez?
Quantas carretas carrega um vagão de trem?
O que pode eo que não pode ser terceirizado?
Como funciona o efeito Meissner?
Como transferir bens para filhos em vida?
Qual grau de parentesco para cidadania portuguesa?
Onde normalmente circulam os textos de divulgação científica?
Qual a melhor profissões na área da beleza?