A Clínica Ampliada propõe então que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.
A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional.
A clínica ampliada faz um contraponto a um modelo mais tradicional, chamado de modelo biomédico, segundo o qual uma condição humana saudável consiste na ausência de doenças. ... Na clínica ampliada o profissional da saúde ouve o paciente mesmo que suas queixas pareçam não ter relação com o diagnóstico e com o tratamento.
tem por objetivo provocar inovações nas práticas gerenciais e nas práticas de produção de saúde, propondo para os diferentes coletivos/equipes implicados nestas práticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organização dos serviços e novos modos de produção e circulação de poder.
A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...
40 curiosidades que você vai gostar
O modelo da clínica ampliada é baseado na interação de especialistas de diferentes áreas da saúde que trabalham em conjunto e trazem autonomia e empoderamento ao paciente. Um de seus objetivos é integrar profissionais para buscar um tratamento personalizado para cada pessoa e criar um vínculo durante o tratamento.
Um dos grandes desafios da Clínica Ampliada e Compartilhada, é elaborar e obter sucesso no projeto terapêutico singular, onde a construção de uma equipe de referência preparada e comprometida em fazer com que a participação e a conscientização do sujeito em seu próprio processo terapêutico, buscando com isso, sua ...
É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde-doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde (com seus respectivos danos e ineficácia).
As consultas compartilhadas baseiam-se em atendimentos em saúde realizados por profissionais de diferentes áreas para construir, conjuntamente com o usuário, uma proposta de adesão às demandas em saúde, de forma que esta reflita as condições so- cioeconômicas, culturais e as rotinas dos sujeitos.
usuários a partir da clinica ampliada
Um dos grandes objetivos a se conquistar com os usuários da saúde é a ampliação de autonomia, valorizando a participação dos sujeitos na construção de seus projetos terapêuticos. A CA propõe práticas produtoras de autonomia e menos produtoras de medo e submissão.
no processo de enfermagem
A clínica ampliada propõe rever o cuidado fragmentado, ampliando a atuação dos profissionais fundamentada no com- promisso ético, autonomia e co-responsabilidade dos sujeitos pelo seu processo saúde-doença. Este trabalho propõe repensar o fazer da enfermagem à luz da clínica ampliada.
Os dispositivos resolutivos desta prática de fazer saúde, são: As equipes de referência, os projetos terapêuticos singulares e o apoio Matricial; para que esta ampliação dos serviços seja possível e efetiva, quando em conexão com outros serviços ou práticas de saúde que até estejam inseridas em outras instituições ou ...
O conceito de Clínica Ampliada pressupõe valorizar a escuta qualificada, tentar compreender os diversos saberes/competências que o paciente (usuário) desenvolve acerca da sua doença, discutindo junto com ele as possibilidades do diagnóstico e de seu próprio tratamento.
A clínica ampliada faz uma ligação mais ampla e consciente entre o paciente e o médico e surgiu como uma forma de tentar substituir a fragmentação do trabalho clínico decorrente da multiplicação de especialidades e de profissões de saúde a fim de valorizar o olhar transdisciplinar e reconhecer o outro como sujeito e ...
A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde.
O apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário, visando a corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária.
O atendimento individual compartilhado é aquele realizado conjuntamente por pelo menos um profissional do NASF e um profissional da eSF (exemplo: um atendimento a uma criança em fase de introdução de alimentos realizado conjuntamente entre o enfermeiro e o nutricionista).
É considerada o momento que a equipe de saúde se reúne com o paciente e seu cuidador/familiar para realizar orientações referentes às áreas específicas relacionadas aos cuidados necessários e as técnicas de procedimentos, e também aos encaminhados de forma em geral.
Descentralização; Regionalização e hierarquização; • Participação da comunidade; É por intermédio dessas diretrizes, tendo em vista o alicerce estrutural dos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade, que o SUS deve se organizar.
A gestão participativa e a cogestão são potencializadoras da comunicação e das relações entre os diversos atores da produção de saúde, estimulando a mobilização das equipes de trabalho na definição de objetivos comuns que promovam a mudanças desejadas, fomentando os encontros por meio das rodas de conversas, fazendo ...
O objeto da Clínica do Sujeito inclui a doença, o contexto e o próprio sujeito. Não há como ignorar a enfermidade, senão não seria clínica mas sociologia ou filosofia existencial. E não há como abordar a doença sem enquadrá-la dentro de uma certa ontologia.
Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.
Agendar pacientes, cuidar das fichas de cadastro e do relacionamento com pacientes, verificar indicadores de resultados, programar campanhas de marketing, realizar controle financeiro, arquivamento de dados e prontuários.
A educação em saúde como processo político pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para o cuidar de si, de sua família e da coletividade.
A proposta do Clínicas do Testemunho: reparação psíquica e construção de memórias é apresentar reflexões frente aos efeitos da violência de Estado e sobre nossas práticas, uma vez que enten- demos que é a reflexão que possibilita a transformação.
Qual tinta para tingir calça jeans?
O que representa a margem líquida?
O que podemos aprender com o filme mãos talentosas?
Como tingir uma camiseta de algodão?
Como é o cenário de ensino de enfermagem no Brasil?
Como testar a qualidade da água do poço?
Como interpretar um gráfico de barras?
Como exportar um banco de dados no HeidiSQL?
Como interpretar o exame Cardiotoco?
Como faço pra imprimir a etiqueta do mercado livre?
Como limpar centrífuga de suco Mondial?
O que é bom para desintoxicar o sangue?
Como limpar as paredes com vinagre?
Como limpar sardinha de balde?
Como fazer a limpeza do Paint zoom?
Como apagar cache do Bluetooth?