Só para ficar claro, antibióticos não afetam vírus, fungos, ou parasitas - eles só se ligam aos alvos da célula bacteriana, então eles só afetam as células bacterianas. Na verdade, eles visam especificamente bactérias, em vez de células humanas.
Os antibióticos que agem sobre a síntese da parede celular atuam produzindo uma parede com defeitos estruturais atuando sobre o processo de replicação celular, e mostram-se seletivos, isto é, atuam apenas sobre a bactéria e não sobre o hospedeiro, pois as células dos mamíferos não possuem parede celular.
Um antibiótico pode ser classificado como bactericida ou bacteristático. No primeiro caso ele atua matando diretamente as bactérias. Já no segundo caso, ele impede que as bactérias se multipliquem, permitindo que o próprio sistema imunológico da pessoa doente elimine a infecção.
As células eucarióticas possuem ribossomos 80S; as células procarióticas têm ribossomos 70S, sendo estes constituídos pelas unidades 50S e 30S. Sendo essa diferença na constituição dos ribossomos o motivo pelo qual os antimicrobianos conseguem executar sua função sem causar grandes danos ao hospedeiro.
INIBIDORES DA SÍNTESE DA PAREDE CELULAR - constituem os bactericidas que interferem na síntese de peptidoglicanos que formam a parede celular dos microrganismos, sendo que este grupo se subdivide em: Antibióticos beta-lactâmicos; Inibidores da beta-lactamase; Outros antibióticos que inibem a síntese da parede celular.
26 curiosidades que você vai gostar
Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.
Glicopeptídeos. O principal representante dos antibióticos glicopeptídeos é a Vancomicina, que é bactericida e inibe a síntese da parede celular.
Os principais pontos de ação dos antibióticos são a inibição da síntese do peptideoglicano da parece celular bacteriana, lesão da membrana citoplasmática e interferência na síntese de ácido nucléico e proteínas. Os antibióticos podem ser bactericidas (matam) ou bacteriostáticos (impedem o crescimento).
Inibição da síntese proteica
Diferente dos ribossomos das células eucariontes, que consistem em duas subunidades 60S e 40S, os ribossomos das células procariontes são formados por subunidades 50S e 30S. Esta diferença permite aos antimicrobianos a seletividade de ação, inibindo a síntese proteica apenas nas bactérias.
Como ganhar todas as partidas do LoL?
Quais são as principais formas de aplicação neuromarketing?
Onde e como ocorre a digestão da celulose nos ruminantes?
Como é possível obter água pura a partir da água do mar?
Como os animais conseguem nitrogênio pelos alimentos?
Como ganhar emotes no Brawl Stars?
Como os humanos são expostos a aflatoxina B1?
Como o movimento das marés influência nas atividades humanas?
Quando abrem as inscrições para o MEXT?
Como abrir um ticket no Free Fire?
Como é feito o transporte de nitrato de amônio?
Quem faz a desintoxicação do organismo?