Estima-se que as espécies viventes hoje não correspondam a nem 1% do número de espécies que viveram no planeta. A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.
Causas: destruição e fragmentação dos hábitats naturais, superexploração, invasão de espécies exóticas, poluição e mudanças climáticas.
Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.
Espécies que desapareceram do planeta Terra
Caça indiscriminada, contaminação da água, do ar e do solo, destruição do habitat natural, mudanças climáticas, pesca predatória e utilização de substâncias tóxicas são os principais motivos da extinção de animais.
As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...
27 curiosidades que você vai gostar
Fora de seu habitat, muitas vezes um animal não consegue sobreviver devido ao fato de não encontrar proteção e alimentos. Quando uma espécie é extinta, gera desequilíbrio para várias outras, principalmente por causa da cadeia alimentar que perde seu balanço em termos de presas e predadores.
É importante lembrar que o desaparecimento de determinadas espécies de animais interrompe os ciclos vitais de muitas plantas. Ou seja, a extinção de uma espécie animal causa uma reação em cadeia na natureza, afetando o ser humano com a diminuição de certas fontes de alimento ou com a proliferação de pragas e doenças.
A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.
Como resultado da ação do ser humano, centenas de espécies de animais que habitam o nosso planeta há milhões de anos estão desaparecendo em uma grande velocidade.
Tartaruga gigante de Galápagos (Chelonoidis niger)
O último exemplar da tartaruga gigante de Galápagos morreu no ano de 2012, onde vivia em cativeiro. Na natureza, a espécie já era considerada extinta há mais de 150 anos. Os animais desta espécie viviam por mais de 100 anos.
Geralmente os principais fatores que causam a destruição de um habitat são o desmatamento, queimadas, pecuária, agricultura e a ocupação humana. Não pare agora... ... Ao lançar poluentes, modificamos as condições daquele local, alterando, portanto, o habitat natural.
Quais são as melhores medidas para proteger aos animais em extinção?Reflorestar florestas e espaços naturais. ... Evite contaminação. ... Respeite áreas protegidas e parques naturais. ... Lute contra o afago de animais exóticos e a caça de animais. ... Torne-se voluntário para promover medidas para proteger animais em extinção.
Conheça tudo sobre cada animal em extinção1 Ararajuba. Arajuba (Foto: ICMBio ) ... 2 Ariranha. Ariranha (Foto: ICMBio ) ... 3 Baleia-franca-austral. Baleia-franca-do-sul (Foto: ICMBio ) ... 4 Boto cor-de-rosa. Boto cor-de-rosa (Foto: ICMBio ) ... 5 Cervo-do-Pantanal. ... 6 Cuxiú-preto. ... 7 Macaco-aranha-de-cara-preta. ... 8 Lobo-guará
Porque se extinguem tantas espécies? A razão principal e o fator de longe mais importante para o rápido desaparecimento das espécies é o homem. As causas principais são as mudanças constantes do meio ambiente e a destruição dos espaços vitais.
Atualmente, de acordo com a IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) mais de 26.500 espécies estão ameaçadas de extinção. É importante ressaltar que segundo pesquisas, estão ameaçadas no mundo aproximadamente: 40% dos anfíbios. 25% dos mamíferos.
Animais que foram extintos pelo homemKatydid.Lobo-de-honshu.Cotovia-da-ilha-stephen.Íbex-dos-pirenéus.Carriça-do-mato.Rinoceronte-negro-ocidental.Tarpão.Leão-do-atlas.
Diferença entre animais extintos e animais em extinção
O fato de haver animais extintos no Brasil afeta diretamente a biodiversidade e o controle da fauna. Pesquisas indicam que 627 espécies correm risco de extinção e comprovam 10 espécies estão extintas.
A perda de biodiversidade se refere à redução ou desaparecimento da diversidade biológica, ou seja, a variedade de seres vivos que habitam o planeta, seus diferentes níveis de organização biológica e sua respectiva variabilidade genética, assim como os padrões naturais presentes nos ecossistemas.
O Vietnã está intensificando a luta contra o tráfico de pangolins, o mamífero mais caçado do mundo, suspeito de ter desempenhado um papel na transmissão do novo coronavírus aos humanos.
A diminuição de espécies também traz doenças infecciosas, afetando diretamente nossa saúde. Isso porque eliminado o animal que é hospedeiro natural de patógenos como vírus e bactérias, eles buscam novos hospedeiros, contaminando os humanos. A falta de animais também pode ser fonte de problemas sociais.
Alguns fatores como queimadas, pesca predatória, caça, tráfico de animais silvestres, desmatamento, construção de hidrelétricas são fundamentais para alterações nas condições de vida ou do habitat desses animais, o que pode causar a morte e consequente extinção de diversas espécies.
1. Onça-pintada (Panthera onca) A onça-pintada, o maior felino das Américas, está na lista das espécies ameaçadas de extinção na categoria vulnerável.
Abaixo as 10 espécies que mais estão sendo ameaçadas de extinção em todo o mundo:Panda. ... Rinoceronte-de-Java. ... Borboleta Monarca. ... Gorila das montanhas. ... Atum Azul. ... Tartaruga Gigante. ... Pinguim de Magalhães. ... Morsa.
O boto vaquinha não é apenas o menor mamífero marinho que habita o planeta: os especialistas o descrevem como o “mais raro”. É difícil observá-lo em seu habitat, é esquivo e tímido, e se afasta se perceber a presença de barcos.
:: Jamais medique seu pet. Apenas um veterinário pode fazer isso. :: Todos os animais, inclusive os que ficam em canis e os de porte grande, se possível, devem ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. No desespero em fugir do barulho que, para eles, é ensurdecedor, muitos podem se ferir.
O que é ética e qual a sua importância?
O que vem primeiro ensino médio ou ensino fundamental?
Qual o efeito do potássio nas plantas?
O que significa basicamente desenhar um cargo?
Quem é o herói número 3 Boku no Hero?
Como saber o nome de uma árvore?
Quando usamos a crase exemplos?
Qual a diferença entre participaram ou participarão?
Em que reside a justificação prévia?
Porque não usar progressiva com formol?
Como inverter a tecla Fn do notebook HP?
O que é carregador de celular tipo C?
Como calcular lucro de um lanche?
O que quer dizer data de início do benefício Dib?