Por que o sistema de custeio por absorção é o mais utilizado?

Pergunta de Wilson Rodrigues Pacheco em 27-05-2022
(38 votos)

O custeio por absorção serve para calcular o custo total de um produto, considerando todos os custos diretos, como matéria-prima e tributações, até custos compartilhados, como o aluguel do pavilhão, manutenção de equipamentos, etc.

Qual a principal vantagem do custeio por absorção?

Custeio por absorção – Vantagens

Possibilita um planejamento a longo prazo por possuir informações completas sobre todos os itens. Define com maior precisão o custo final de cada produto. É menos complexo e pode ser utilizado em alguma apresentação externa. A tomada de crédito, por exemplo.


Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

Porque o sistema ABC é pouco utilizado?

A implementação do ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da entidade. Sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a aplicação do ABC de forma eficiente e eficaz.

Porque o custeio por absorção e aceito pelo Fisco?

O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO


34 curiosidades que você vai gostar

Qual o sistema de custeio aceito pelo Fisco brasileiro?

Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade. Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), e para o cálculo de impostos.

Por que o método de custeio variável não é aceito pelo Fisco?

O Custeio Variável contraria os princípios contábeis e também as normas do fisco, pois, tanto a legislação societária quanto a fiscal exigem que todos os custos sejam atribuídos aos produtos, independentemente de fixos ou variáveis.

Quais as vantagens e desvantagens do método ABC?

Vantagens e desvantagens do Custeio ABCMelhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços;Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão;Menor necessidade de rateios arbitrários;Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos;

Quais as vantagens do custeio ABC para fins gerenciais?

Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio ABCinformações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;adequar-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;menor necessidade de rateios arbitrários;



Outras questões

O que quer dizer a palavra fazem?

Faz mal tomar whey à noite?

Qual bairro mais perigoso de Ubatuba?

Quem pode usar lentes Transitions?

O que são licenças abertas?

Quem faz o laudo cautelar comprador ou vendedor?

Quantos sacos de cimento por metro quadrado de construção?

Pode tomar BUP junto com fluoxetina?

Quantos dias faz ou fazem?

Qual é o nome do deus da guerra?

Quantos bits e o a10s?

Quantos dias atestado mesmo CID?

Qual é o valor de se estudar Filosofia?

O que acontece se eu fizer só uma refeição por dia?

Qual é a diferença entre estuprar e violentar?

Como saber se o colo do útero está fechado?

O que é município local de lotação?

Qual a consequência para o não comparecimento do preposto na audiência inaugural?

Qual é a duração do intervalo interjornada?

Como fazer a ficha de anamnese?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com