O mel fica assim porque contém 30% de glicose, um açúcar que tende a formar cristais sólidos. E isso não significa que o mel está estragado, apenas que está numa temperatura relativamente baixa.
Colocar o mel na geladeira vai engrossá-lo e cristalizá-lo. É um alimento totalmente natural que praticamente não estraga.
Muitas pessoas consomem mel mesmo cristalizado, algumas até preferem assim. Se esse não for seu caso, pode-se colocar o pote de mel em banho-maria em temperatura morna, próximo de 50 graus, até que haja a descristalização. O importante é não elevar a altas temperaturas, o que descaracterizaria alguns de seus compostos.
Sim, mel puro cristaliza! Embora muitos pensem que o mel cristalizado está açucarado e não é mel de verdade, a verdade é totalmente o contrário. A cristalização do mel é um processo natural e ocorre graças à separação da glicose e da frutose.
Teste da Água: Encha um copo com água e dentro despeje uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado.
O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso se decida por descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura controlada de 45ºC.
Quando estragado, o mel apresenta maior concentração alcoólica, produzindo um cheiro bem forte e característico. Caso não seja uma mudança visível, você pode detectar a validade do mel ao sentir um gosto azedo ou ácido no alimento. Na dúvida, fique de olho no prazo de validade indicado na embalagem do produto.
Algumas dicas devem ser levadas em consideração: o frasco deve ser mantido bem fechado, em um ambiente seco e fresco. Depois de aberto, não é necessário colocar o mel na geladeira. O frasco de boca larga não deve receber colher ou faca suja. Jamais expor o mel a uma umidade ou temperatura elevada.
O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso se decida por descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura controlada de 45ºC. É preciso ter cuidado para não deixar a água ferver.
Coloque o jarro do mel com tampa dentro de água quente (não precisa de estar a ferver) em banho-maria. Deixe repousar por cerca de 10 minutos até que os cristais se dissolvam.
Uma das coisas que contribuem para o mel durar cerca de dois anos até mesmo fora da geladeira é o fato de o alimento ter pouca água (no máximo, cerca de 20% para ser aceitável para o consumo) e ser quase que totalmente composto por açúcares.
Algumas pessoas usam a bandeja de gelo para congelar o mel. Assim, quando precisa do ingrediente, é só descongelar um cubinho por vez. Uma outra dica legal é congelar o mel na bandeja de gelo e, em seguida, colocar todos os cubos dentro de um saco plástico. Coloque o mel no congelador.
Por isso, pode ser apenas que o mel que você tem na sua casa é mais propenso à cristalização. E, se você não gostar do seu mel cristalizado, a grande dica é não colocá-lo na geladeira. Abaixo de 10°C, a cristalização diminui, então sinta-se livre para congelar o seu mel.
Se quiser armazenar o mel para um uso em longo prazo, você pode até mesmo deixá-lo no freezer e descongelar mais tarde. Escolha bem o recipiente, se necessário. Claro que você pode armazenar o mel no recipiente original, mas, se ele estiver danificado ou vazando, passe o ingrediente para outro recipiente.
Como saber se o imóvel é tombado?
Como parar de pagar anuidade do Crea?
O que é a LOA é para que serve?
Como saber se o curso livre é reconhecido pelo MEC?
Para que é indicado cetirizina?
Porque os bons sempre se ferram?
Qual a média de salário de um profissional de eletromecânica?
Como é feita a análise dos documentos do Prouni?
O que fazer para não desmaiar ao ver sangue?
Como mostrar que um campo vetorial e conservativo?
Como parar de gostar de uma pessoa que namora?
Como ser aprovado na imobiliária?
Qual a maneira correta de usar tapete na sala?
Quais as luas boas para pesca?
Como foi construída a represa Billings?
Quanto tempo demora para constar o pagamento da conta de luz?
Como usar o cartão virtual Sodexo?