Existem dois fatores que impossibilitam o vento na lua. Primeiro, a lua completa uma rotação a cada 27 dias, fazendo com que o movimento dos gases seja nulo; segundo, a lua é pequena e não possui gravidade suficiente para reter gases em sua atmosfera, portanto sem gases não há ventos.
O argônio-40, hélio-4, oxigênio e/ou metano (CH4), gás nitrogênio (N2) e/ou monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) foram identificados por detectores in-situ instalados pelos astronautas do Projeto Apollo.
Elas são, basicamente, montes lunares, correspondentes aos altos picos que também temos na Terra, como os Pireneus e o Apeninos. Conforme especialistas, as manchas escuras correspondem às áreas de lavas solidificadas na superfície do satélite, da época em que havia vulcões ativos por lá.
O peso normal do ar ao nível do mar é de 1 kgf/cm². Porém, a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. A 3 000 metros, é cerca de 0,7 kgf/cm².
1017,3 hPaTendência: aumentando lentamente.
37 curiosidades que você vai gostar
“A erosão que acontece na Lua ocorre por gravidade (como a poeira que escorrega da borda íngreme de uma cratera), por pequenos tremores de terra ou pelo impacto de meteoritos e raios cósmicos”, enumera a géologa planetária brasileira Rosaly Lopes-Gautier, da Nasa.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
A velocidade de rotação do satélite é muito lenta: demora 27,3 dias terrestres para dar uma volta em torno de si — e esse é o mesmo tempo que o astro leva para completar uma única órbita ao redor da Terra. É justamente por isso sempre a mesma face da Lua está voltada para nós.
Todo o regolito da Lua é composto de aproximadamente 45% de oxigênio, mas toda essa quantidade de substância que pode ser respirada por pulmões humanos está fortemente ligada a minerais como sílica, alumínio e óxidos de ferro e magnésio.
A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, que é a camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.
A superfície da Lua é muito seca, e rochosa, bem cheia de poeira cósmica. São muitas crateras e as rochas lunares são bem parecidas com as da Terra, sendo que as da Lua são bem ricas em elementos de titânio e alumínio. A diferença entre as rochas da Terra e da Lua é que por aqui temos chuvas, o ar e sofrem erosões.
O ciclo da Lua
Já no Período Sideral o tempo que a Lua leva para girar em torno do seu eixo (rotação) é de 27,3 dias e esse também é o tempo que ela leva para orbitar em volta da Terra (revolução). Portanto, o mês sideral é considerado aproximadamente 2,25 dias mais curto do que o mês sinódico.
Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.
Se você viajasse na sonda espacial robótica Pionner, a nave espacial mais veloz, cobriria a distância entre a Terra e a Lua em mais ou menos duas horas. Já um avião a jato, viajando a 1.200 km/h, levaria quase duas semanas. Um carro, a uns 96 km/h, precisaria de quase seis meses.
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972.
A última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.
No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais. As mais interessantes são as que conseguiram tomar um formato esférico sobre influência de sua própria força gravitacional, como a lua da Terra (1), e as de Júpiter (4), Saturno (7), Urano (5), Netuno (1) e Plutão (1).
Décadas depois do Programa Apollo, ainda é possível seguir os passos dos astronautas que pisaram na Lua. Isso porque na Lua não há atmosfera - portanto, não existe a possibilidade de ocorrer erosão pelo vento ou pela chuva.
“Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Uma das frases mais famosas do mundo, desde o dia 20 de julho de 1969. Nesta data, Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong pisavam a lua pela primeira vez e faziam história!
São cinco painéis na Lua: três foram deixados pelos astronautas das missões Apollo 11 (1969), 14 (1971) e 15 (1971). Cada um é composto por de 100 a 300 espelhos que os cientistas chamam de "cantos de cubo" (corner cubes), que conseguem refletir a luz vinda de qualquer direção.
Acima de 1010 hPa está boa, acima de 1020 hPa, ótima. No Inverno, temos incríveis 1030 hPA, o peixe está incrivelmente ativo.
Umidade mínima 83.2 % Pressão máxima 1018 hPa. Pressão mínima 1016 hPa. Radiação máxima -- W/m2.
A velocidade de translação da Lua pode ser considerada a mesma velocidade de translação da Terra, que é de 109.000 km/h, uma vez que a Lua acompanha a Terra. O movimento de revolução é responsável por manter a Lua em órbita. A velocidade de revolução da Lua é de 3.670 km/h.
Qual a probabilidade de um casal ter um filho com fibrose Cistica?
Porque o leite talhar ao ferver?
Quando o Fórum volta a funcionar em 2022?
Qual a expectativa de vida dos brasileiros?
Quais são os principais objetivos de uma propaganda?
Quais os motivos porque se rejeita um implante?
Pode tomar banho quente com pontos?
Porque os remédios vem em cápsulas?
Como melhorar a hospitalidade?
Como fazer lançamento de débito e crédito?
O que é maior centímetro ou milímetro?
Quais os fatores de uma decisão?
Quantos metros quadrados um cano de 100 suporta?
Qual é o significado de bipedismo?
Qual a versão mais forte do Flash?