Os cotonetes, quando passados dentro do canal auditivo, removem a proteção natural do ouvido, deixando o órgão mais suscetível a contaminações por agentes patogênicos. Além disso, há sempre o risco de ferir os ouvidos e até causar perfuração de tímpano, caso as hastes flexíveis não sejam usadas corretamente.
Assim, as melhores estratégias para manter o ouvido sempre limpo são:
Infelizmente, o hábito de limpar os ouvidos com cotonetes é bastante comum. Mas esse tipo de limpeza é contraindicado porque pode ferir ou perfurar o tímpano, além de prejudicar a lubrificação natural (produção de “cera”) do canal auditivo. A cera (ou cerúmen) é uma proteção para o ouvido.
Uso correto do cotonete “No caso da higiene corporal de bebês e crianças, as hastes devem ser manuseadas somente por adultos”. Há ainda casos em que o algodão se desprende da haste flexível e fica retido no canal auditivo, porém estes são mais raros.
Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.
- Não introduza objetos pontiagudos (grampos de cabelo e chaves): podem causar ferimentos, infecções ou rompimento da membrana do tímpano.
Não é recomendado usar cotonetes, ou outro tipo de objetos pontiagudos, para tentar retirar a cera do ouvido, porque o cotonete é muito grande e empurra o excesso de cera para dentro do canal auditivo e porque os outros objetos podem perfurar o tímpano, causando infecções ou, até mesmo, perda da audição.
O USO DE COTONETES As hastes flexíveis com pontas de algodão encontradas nos cotonetes têm a tendência de empurrar a cera de ouvido na direção do tímpano. Com isso, o canal auditivo externo fica obstruído, podendo causar sérios danos à audição.
“Isso piora a audição, causa zumbidos, dores e, se você machucar seu ouvido, pode causar até infecções. Sem falar nas possíveis perfurações da membrana timpânica”, diz Dolci. Segundo ele, o ideal é não tirar a cera.
Ajude a remover a pedra com um cotonete ou escova de dentes. Se o irrigador estiver mexendo a pedra sem conseguir removê-la, intercale o jato com algumas cutucadas com o cotonete ou as costas da escova. Repita esses passos para cada ponto que você detectar na amígdala. Não se esqueça de ser delicado ao retirar os tonsilólitos com o jato de água.
Minimize o contato do cotonete com qualquer superfície que possa ter germes, inclusive as suas mãos. Ao remover as pedras das amígdalas, agite o cotonete na pia sem encostar o algodão em nenhuma superfície ou limpe-o com um papel-toalha.
Retire-as da garganta com o cotonete. Seja bem delicado para não provocar um sangramento. Embora sangramentos leves sejam considerados normais, tente minimizá-los o máximo possível. Cortes e feridas podem ser infectados pelas mesmas bactérias que provocam cáseos.
Para fazer a limpeza do ouvido com o cotonete, passe apenas na área externa da orelha – mas nunca dentro do canal auditivo. Não é o cotonete que faz mal, mas sim o seu uso indevido. Isso porque limpar o ouvido retira a proteção natural e deixa o local mais propenso a infecções.
Como fazer a limpeza da sonda urinária?
Qual a função de um relé de impulso?
Qual melhor TV para comprar em 2021?
O que é desnervação na coluna?
Como atualizar o firmware do Xiaomi?
O que é servidão de passagem Rural?
O que equivale a 30g de chocolate?
O que significa entrada social?
Quando se usa a pesquisa qualitativa?
Quais são os quatro tipos de promoção?
O que passar depois do ácido glicólico?
Como é a primeira mexida do bebê na barriga?
Qual o valor para recorrer de uma sentença trabalhista?
Quem foram os compositores cantores e cantoras desse movimento?
Como ter um cabelo cheio e comprido?