Isso porque, apesar de a técnica de recortar a comida eliminar os esporos do fungo – responsáveis pela cor do mofo -, suas “raízes”, chamadas hifas, vão se enterrando profundamente no alimento. E é lá que as micotoxinas – coisas que podem te fazer mal – são produzidas.
A USDA recomenda que se retire as partes afetadas assim como um raio de 2,5 cm ao seu redor. Já vegetais e frutas moles e mais umedecidos pelo mofo devem ser descartados.
De acordo com o Brasil Post, apenas retirar a parte que aparenta mofada, eliminando os esporos do fungo, não elimina suas raízes. ... Nem todos os fungos fazem mal, e na verdade, a maior parte deles é inofensivo. Eles são usados para fazer cerveja, queijos, pães de fermentação natural.
O consumo de alguns alimentos com bolor, ou aos quais retiramos o bolor visível, pode tornar-se perigoso pela possível existência de substâncias tóxicas para o ser humano. Estas substâncias tóxicas são produzidas por fungos filamentosos, que comummente designamos de bolor ou também como mofo.
As raízes do bolor são microscópicas e podem se espalhar rapidamente através do pão poroso. Por isso, é desaconselhado tirar a parte mofada e comer o restante ou tentar raspar aquele fungo. Alguns mofos podem produzir substâncias nocivas e invisíveis –micotoxinas.
44 curiosidades que você vai gostar
O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar. Fique atento aos sinais, mas não se preocupe, em geral o proprio organismo e o suco gástrico elimina esses fungos que estavam presente nesse alimento.
Também, se você encontrar mofo nos alimentos, há uma boa chance de que também esteja cheio de bactérias nesse ponto, o que significa que você ainda pode ficar doente. Sendo assim, melhor jogar o pão mofado no lixo e procurar outro lanche.
Tipos de doenças causadas pelo mofo
Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
Já quando o bolor ocorrer em frutas, verduras e legumes com textura firme, como mamão, maçã e cenoura, e em queijos de consistência dura, é possível retirar a parte estragada e aproveitar o restante do alimento.
O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica. O que vemos nos alimentos seriam as hifas, que são os fios que constituem o corpo dos fungos.
Torrar o pão mata o fungo, mas, na maioria das vezes, não inativa a toxina produzida por ele, pois esta é resistente ao calor.
Segundo a pesquisadora Rosely Piccolo Grandi, do Núcleo de Pesquisa em Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo, o recomendado é descartar qualquer alimento. "As estruturas dos fungos são microscópicas e não é possível saber se tudo foi eliminado. As que permanecerem no alimento podem causar problemas", diz.
Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.
Por isso, podem ser consumidos desde que a parte contaminada seja removida. Ao remover a parte contaminada, retire alguns centímetros a mais em volta, mesmo que o queijo ainda pareça bom. Isso evita o consumo de toxinas ou de pequenos focos de mofo que ainda não se espalharam por completo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para se ter cuidado e não se comer fruta ou vegetais parcialmente podres, devido aos perigos dos bolores e micotoxinas.
Esqueça. Nem pense em cortar a parte com sinais de mofo e comer o resto. Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer.
A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.
Não, não vale. No caso de deterioração por fungos, o tipo do alimento é um fator muito importante para entender riscos de consumo ou não. ... Os fungos possuem raízes profundas que, muitas vezes, não são visíveis; Alguns fungos são causadores de reações alérgicas e problemas respiratórios.
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casaTomar carvão vegetal. O carvão vegetal é um remédio que atua promovendo a adsorção das toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. ... Beber muitos líquidos. ... Repousar. ... Fazer uma alimentação leve.
Por isso, aprenda algumas dicas que podem te auxiliar no tratamento para alergia a mofo:1 – Abra a janela. ... 2 – Limpe regularmente colchões, tapetes, sofás e armários uma vez por semana. ... 3 – Troque sempre a esponja de cozinha. ... 4 – Deixe seu armário respirar. ... 6 – Impermeabilize as paredes de casa.
O mofo negro é toxigênico, ou seja, libera as chamadas micotoxinas que podem ser extremamente prejudiciais para os ocupantes da edificação. Evidentemente, algumas pessoas são mais sensíveis aos esporos dos fungos do que outras, e podem desenvolver sintomas respiratórios após a inalação de um pequeno número de esporos.
Além disso, os problemas de saúde causados pela incidência de mofo na parede ou em outras partes da casa podem incluir alergias e rinite, tosse seca, dores de cabeça e infecções, causadas por um aracnídeo chamado ácaro.
Mesmo que estejam ainda bonitos, não hesite em descartar o seu pão de forma caso ele esteja fora da validade. Isso porque as bactérias se alojam sem darem sinal, sem que você perceba, o seu produto já estará contaminado.
Os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos são a umidade dos pães, o fatiamento deste, o empacotamento do pão ainda quente e/ou o seu armazenamento do pão em ambiente úmido, com temperatura elevada.
Os decompositores são organismos que se alimentam de matéria morta e excrementos, provenientes de todos os outros níveis tróficos. Este grupo inclui algumas bactérias e fungos. O seu papel num ecossistema é muito importante uma vez que transformam as substâncias orgânicas de que se alimentam em substâncias minerais.
Como se escreve a palavra nêutrons?
O que é que fica no canto do olho?
Quais as chances de engravidar de gêmeos tomando indutor de ovulação?
Qual o bichinho de estimação do Bob Esponja?
Como usar o aparelho de medir glicemia?
Como usar o feno grego para aumentar o leite?
Como usar o Forever Garlic Thyme?
Quem faz parte do Grupo Materno Infantil?
Como lidar com o fim de um relacionamento?
Quantas vezes ao dia tomar DECADRON?
Quantos anos tem a cidade de Mirassol D'Oeste Mato Grosso?
Como tomar Dramin B6 na gravidez?