Por que na segunda fala o termo meia está no feminino?

Pergunta de Alexandra Garcia Ramos em 02-06-2022
(34 votos)

Em situações em que a palavra for utilizada como advérbio de intensidade, ela se torna invariável, ou seja, não se flexiona em gênero e número.

Por que o termo meio não concorda com a palavra feminina nervosa?

Não!!! pois a palavra meio, quando intensificar adjetivo (no caso, a palavra "nervosa"), será advérbio, sendo, conseqüentemente, invariável. A maneira mais fácil de se observar se meio é advérbio é substituí-lo por outro advérbio de intensidade qualquer.


Qual é o correto falar meio dia e meia?

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

Quando a palavra meio é advérbio?

2) A palavra meio, quando significa “mais ou menos”, é advérbio de intensidade. Os advérbios são palavras invariáveis (=não se flexionam em gênero e número): “A aluna ficou meio nervosa”; “Os clientes saíram meio satisfeitos”; “A atleta está meio cansada”; “Ela é meio poderosa”...

Quando a palavra meio é adjetivo?

A expressão “meio” ora se comporta como adjetivo, ora como advérbio. Quando assumem o papel de adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. No caso da função de advérbio, refere-se a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio, permanece, portanto, invariável.

Crise da meia idade feminina: o que fazer para não ficar louca.


17 curiosidades que você vai gostar

São adjetivos?

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

Quando a palavra meio é substantivo?

Significado de Meio

substantivo masculino Ponto médio no espaço ou no tempo: o meio da praça. O ambiente onde se vive: o meio influencia as pessoas. Modo para se chegar a um fim; recurso: usou de meios desonestos.

Quando é um advérbio?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

O que é advérbio e exemplos?

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

Quais são os advérbios?

Classificação dos advérbios→ Advérbio de lugar.→ Advérbio de tempo.→ Advérbio de modo.→ Advérbio de intensidade.→ Advérbio de afirmação.→ Advérbio de negação.→ Advérbio de dúvida.→ Superlativo.

É errado falar meio-dia?

A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.

Estou meio nervosa está correto?

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

O que aconteceu Joana parece que você está meia nervosa?

O que aconteceu, Joana? Parece que você está meia nervosa! Tomei meia garrafa de suco de abacaxi com hortelã. A porta está meia aberta.

Qual é a diferença entre meio e meia?

Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.

Como identificar um advérbio em uma frase?

A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.

O que é interjeição e exemplos?

As interjeições são unidades cuja forma pode variar muito: Sons vocálicos: “Ah!”, “Ih...”, “Ué!”. Palavras da língua: “Puxa!”, “Eita!”, “Nossa!”. Locuções interjetivas, envolvendo mais de uma palavra: “Cruz credo!”, “Arre égua!”.

O que que é um advérbio?

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

Quando é uma conjunção de tempo?

As conjunções temporais são aquelas que indicam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo: Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).

Quando é verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Qual é a classificação de quando?

Significado de Quando

advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando. Em que momento no tempo: quando será seu casamento?

Qual a classe gramatical da palavra meio ambiente?

substantivo masculino Reunião do que compõe a natureza, o ambiente em que os seres estão inseridos, bem como suas condições ambientais, biológicas, físicas e químicas, tendo em conta a sua relação com os seres, especialmente com o ser humano: a empresa avaliava os impactos da obra para o meio ambiente.

O que pode substituir a palavra meio?

4 recurso, expediente, artifício, engenho, mecanismo, instrumento, solução, via, saída, salvação. Exemplo: Estava disposta a usar todo e qualquer meio para conseguir o que queria. Forma de proceder: 5 método, modo, jeito, maneira, forma, procedimento, processo, caminho, receita, plano, fórmula.

O que vem depois do substantivo?

O adjetivo, cuja função é qualificar, geralmente fica depois do substantivo que ele modifica.

Quais são os adjetivos exemplos?

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

Como identificar adjetivo?

O AdjetivoAdjetivo Simples: apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste, escuro.Adjetivo Composto: apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, castanho-escuro.Adjetivo Primitivo: palavra que dá origem a outros adjetivos. ... Adjetivo Derivado: palavras que derivam de substantivos ou verbos.



Outras questões

Como fazer soro fisiológico para inalação caseiro?

O que é salmão flambado?

Como eu faço um anexo?

Qual a parte do boi que tem mais tutano?

O que é bom para inchaço no cotovelo?

Como fazer Termolina passo a passo?

Como é feito o exame de Doppler venoso?

Quais são os sintomas de ácaro de traquéia?

Como eliminar manganês da água?

O que quer dizer vesícula biliar distendida?

Como tratar água de chuva na piscina?

Como levar banana na lancheira?

O que usar para evitar urticária solar?

Como tratar de uma jabuticabeira?

Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo pode ter filhos?

Como Conquistar um homem do signo de peixes?

Como saber se seu filho e índigo?

Como saber se um monitor é de LED?

Como saber se meu dedo do pé está quebrado?

Como gato pega virose?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com