O compromisso do seringalista com o seringueiro se configurava em possibilitar o aviamento de gêneros alimentícios, roupas e utensílios necessários para o fabrico, bem como entregá-lhes estradas de seringa que estivessem condições de serem exploradas, além de apoio na construção de tapiris e defumadores.
Devido ao isolamento no meio da florestas, as famílias compravam as mercadorias de primeira necessidade, como sal, redes, pólvora e fósforos, no barracão do patrão. O dinheiro para pagar essas mercadorias era ganho com o trabalho de cortar seringa: fazer o corte na casca da seringa e recolher o látex que escorre.
A substituição da borracha pela pecuária levou à especulação fundiária e ao desmatamento de grandes extensões de terras impedindo a permanência nos seringueiros na floresta.
As condições de moradia eram muito precárias, cada trabalhador “arrumava-se” numa palhoça, na qual muitas vezes também fazia o processo de defumação da borracha. O dia começava muito cedo e o trabalhador percorria sua estrada. Uma estrada é o conjunto de 100 a 150 seringueiras a ser entalhada por dia.
Os seringueiros são trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras, árvores com ocorrência principalmente na floresta amazônica. Possuem um modo de vida integrado à natureza, dependendo dela não apenas para exercício de sua atividade produtiva, mas para sua subsistência como um todo.
21 curiosidades que você vai gostar
De volta ao seringal, defuma o látex. Os trabalhadores do seringal são diferenciados quanto ao tempo de experiência e consequente qualidade do trabalho. Os novatos são designados como “brabos”, enquanto os experientes (geralmente após 5 anos de trabalho) são denominados “mansos”.
A mão-de-obra utilizada para a extração do látex nos seringais era feita com a contratação de trabalhadores vindos, principalmente, da região nordeste. Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha.
UNITERMOS: Amazonas, seringais; sistema de aviamento.
O seringal compõe-se, basicamente, do barracão, local de residência do serin- galista, do armazém que avia, isto é, for- nece mercadorias ao seringueiro e do de- pósito de borracha, castanha, etc. O barracão é o núcleo social e econômico do seringal.
O aviamento, termo cunhado na Amazônia, é um sistema de adiantamento de mercadorias a crédito. Começou a ser usado na região na época colonial, mas foi no ciclo da borracha que se consolidou como sistema de comercialização e se constituiu em senha de identidade da sociedade amazônica.
Como base da economia gomífera no ciclo da borracha, o sistema de aviamento não pode ser pensado sem seus principais elementos: o seringal, o seringalista e o seringueiro. O seringal era formado por uma espécie de barracão, onde moravam os “patrões” e algumas famílias de trabalhadores, formando um vilarejo.
O avanço de latifúndios ligados à agricultura e pecuária ameaçava a vida de seringueiros e indígenas, que precisavam da floresta de pé para obter seu sustento. O caminho de Dercy não foi fácil. Um dos problemas enfrentados logo no início de sua jornada foi o machismo dentro da própria comunidade.
Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo;Avanço da urbanização;Exploração comercial de madeira.
Chico Mendes lutava por uma reforma agrária que possibilitasse aos extrativistas e seringueiros a geração de renda sem a devastação da floresta, resultando no uso sustentável dos recursos.
Soldados da Borracha foram os brasileiros que entre 1943 e 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Semta, com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América (Acordos de Washington) na II Guerra Mundial.
- Têm direito ao beneficio ex-soldados da borracha, viúvas, ex-companheira, filhos menores de 21 anos e filhos inválidos que comprovem através de documentos ou testemunhas que foram "soldados da borracha". - O valor pago pelo INSS é fixado em dois salários mínimos.
Para aumentar a produção dos seringais, o governo de Getúlio Vargas convocou milhares de nordestinos sobreviventes da seca. Foi feito o alistamento e embarque para a Amazônia, com promessas de vantajosos ganhos e apoio governamental.
Gente, o aviamento é um tipo de material que serve tanto pra enfeitar peças de decoração e acessórios como pra completar roupas com fechos, barras e outros tipos de acabamento, tá? E o melhor é que tem tipos em várias cores e formatos, pra soltar a criatividade! Vem saber mais nesse guia que eu preparei!
As casas aviadoras eram estabelecimentos comerciais que despachavam mercadorias aos seringais mediante pagamento em pélas de borracha[2].
A Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico foram as razões principais que fizeram com que a borracha natural que até então era um produto exclusivo da região amazônica, se tornasse algo muito procurado e valorizado, que gerava muitos lucros e dividendos para quem investisse nesse comércio.
O látex era comercializado por escambo, através da troca da borracha por produtos de subsistência, na maioria das vezes era injusta para os seringueiros, mesmo assim, esta foi a base econômica da região do Alto Solimões.
Significado de Seringalista
substantivo masculino e feminino Proprietário de seringal. adjetivo Que se dedica à exploração dos seringais.
A seringueira é uma árvore de onde é extraído o látex, uma seiva leitosa que é produzida na casca da planta. Talvez você não tenha ouvido falar nesse látex, mas é a partir dele que muitos objetos utilizados no seu dia a dia são produzidos.
Os soldados da borracha já chegavam aos seringais devendo aos donos da terra. Desde o transporte até o alimento era cobrado. O “sistema de aviamento” mantinha o trabalhador preso por meio de uma dívida interminável, que crescia dia após dia. Tudo que se recebia no seringal era cobrado.
Região da Amazônia, palco do ciclo da borracha. É visível parte do Brasil e da Bolívia, além dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, perto dos quais construiu-se a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Da seringueira (Hevea brasiliensis) é extraído um líquido viscoso e branco, chamado látex, o qual passa por uma coagulação espontânea em contato com o ar, formando o polímero conhecido como borracha.
Quanto tempo dura nossa concentração?
Quem é mais forte Tsunade ou Jiraya?
Que dia nasceu Gabriel Cartolano?
Qual caneta usar na redação do Enem?
O que o farmacêutico faz na indústria?
Qual é o melhor cooktop do mercado?
Quem sofre mais com o fim do namoro?
Como terminar um desenvolvimento?
Como trabalhar estratégias de leitura em sala de aula?
Quais os medicamentos genéricos mais vendidos?
Como funciona o cancelamento de matrícula?
Como montar um plano de ação de comunicação?
Como executar honorários de sucumbência?
Como recorrer a um processo sem advogado?
Quais as camadas do RM OSI descreva de forma sucinta a função de cada uma delas?