A mordida também pode vir como um jeitinho de chamar atenção, algumas mordem por se sentirem ansiosas, ciumentas ou mesmo para sinalizar algum descontentamento.
Outra opção é conversar com a criança e sugerir que lide com a situação de outra forma, preferencialmente falando o que quer — de forma a transformar a atitude corporal em linguagem. Se o comportamento estiver relacionado à dentição, uma alternativa é oferecer mordedores ou alimentos que ela possa morder.
Apesar de, na maioria das vezes, a mordida fazer parte do desenvolvimento natural da criança, em alguns casos este comportamento pode sinalizar um problema de ordem emocional. Se as mordidas e tapas passam a ser frequentes, a criança pode estar insatisfeita, ansiosa ou com sentimento de rejeição.
As crianças podem se auto-lesionar para lidar com uma dor emocional, para tratar de lidar com sentimentos associados como algumas mudanças difíceis, como uma forma de se castigar, para tratar de escapar de pensamentos não desejados, para tentar recuperar o controle da sua vida, para serem aceitas por alguns amigos ou ...
Apesar de as mordidas serem comuns entre crianças de 1 até 3 anos, não significa que este tipo de comportamento deve ser aceito. É importante que os responsáveis conversem com as crianças e expliquem que essa ação não é legal, pode machucar e chatear.
21 curiosidades que você vai gostar
As crianças não vão se ferir intencionalmente. É preciso ter em mente que elas agem dessa forma muito mais porque querem se conectar com algo, sentir algo, do que atacar ou machucar alguém ou se machucar. Mas quando nos envolvemos, isso pode ultrapassar esses limites.
Devemos mediar às relações entre as crianças e seus familiares para minimizar os sentimentos negativos e criar situações para estabelecer limites. A criança mordida deve ser acolhida e incentivada a expressar seu descontentamento, porém nunca deve ser incentivada a revidar com mordidas.
O mais indicado é procurar ajuda de especialistas, que conseguirão avaliar melhor o que a criança está sentindo e porque ela está fazendo isso. Entretanto, existem algumas receitas que são muito utilizadas para amenizar esse problema ou canalizar a mordida em uma determinada coisa.
Conversar com a criança: se a criança está sempre levando mordidas ou sendo agredida na escola, os pais devem conversar com a criança para saber o que está acontecendo e como ela está lidando com essa situação. Ela deve ser orientada em como se defender e a sempre buscar ajuda de um adulto responsável.
O que a cor rosa pink transmite?
Quantas vezes posso reprovar na prova prática?
Tem que se depilar para a primeira vez?
O que é preciso para entrar em uma faculdade de Dança?
Qual o tratamento do carcinoma?
O que são indicadores de aprendizagem?
Quais são as reações do Cobavital?
O que é a ansiedade neurótica?
Quais os efeitos de quem cheira cocaína?
Como definir título e subtítulo?
O que abre em São Paulo no feriado?
Qual o mal que o antibiótico pode causar?
Como a vitamina C age na pele?
O que significa sonhar conversando com o namorado?
Por que Nietzsche e Marx são tão importantes para a filosofia contemporânea?
Qual o melhor horário para tomar lítio?
Quem tem direito a 36 meses de período de graça?